• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bolsa família: 98 famílias de Camboriú não estão sacando seus benefícios

Bolsa Família
Ilustração

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social recebeu nesta semana uma listagem da Caixa Econômica Federal, apontando que no município de Camboriú, cerca de 98 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família não estão sacando seus benefícios. Atualmente o programa atende na cidade 1.500 famílias.

“As famílias beneficiadas recebem pelos Correios o cartão para realizar o saque, porém se o responsável não for encontrado, o cartão é devolvido à Caixa Econômica Federal. O pagamento é liberado por até seis meses, se a família não efetuar o saque, o dinheiro retorna ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é liberado para outra família que esteja dentro dos critérios do programa”, explicou a coordenadora do Programa Bolsa Família de Camboriú, Denise Santiago.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O total acumulado na Caixa Econômica Federal dessas 98 famílias que não estão sacando seu benefício, que foram incluídos no Cadastro Único e selecionados pelo MDS, chega a R$ 15.770.

“O benefício deve ser sacado todo o mês, não pode deixar acumular de um mês pra outro na conta, porque o Governo entende que se a família não está sacando é porque não necessita deste benefício. Dessa forma, quando recebemos a listagem tentamos entrar em contato com o responsável familiar, porém encontramos dificuldades com os números de telefones fornecidos como, por exemplo, quando o número já não se encontra com a referida pessoa”, destacou Denise.

Vale salientar que a atualização do cadastro, para as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, deve ser feita até o dia 12 de dezembro.

“Esta atualização é orientada pelos atendentes do Bolsa Família do município e também através de mensagem no extrato do saque, informação esta gerada pelo MDS. É importante que as famílias beneficiadas estejam atentas a isto, já que a não atualização dos dados implica no bloqueio e até mesmo no cancelamento do benefício”, concluiu Denise.

O que é preciso para estar apto a receber o benefício do Bolsa Família?

Cadastro no Cadastro Único (manter atualizado periodicamente os dados de sua família junto ao Cras, situado na Rua Monte Neblina, 400, Monte Alegre ou na secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 329, Centro);
Renda per capita inferior à R$ 154;
Vacinação dos filhos menores de 06 anos em dia;
Acompanhamento de gestação junto aos postos de saúde;
Matrícula e frequência escolar acima de 85% para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisBolsa família: 98 famílias de Camboriú não estão sacando seus benefícios
PUBLICIDADE

Últimas notícias