Click Camboriú no WhatsApp

Faça parte do nossso canal e tenha acesso às últimas informações.

― Publicidade ―

Mais lidas do dia

Internação compulsória: o que Juliana Pavan disse e o que o Ministério Público realmente acordou

Análise mostra divergências entre o discurso da prefeita Juliana Pavan e o conteúdo real do acordo judicial com o Ministério Público

Críticas à gestão de Juliana Pavan podem virar ‘violência política de gênero’

Prefeita amplia discurso sobre violência política de gênero e cria ambiente de blindagem pessoal

Craft Beer: festival de cervejas, bandas e gastronomia com entrada gratuita neste fim de semana

Evento reunirá 22 cervejarias premiadas, mais de 200 rótulos de chope, 18 food trucks e uma programação musical de peso
Click CamboriúNotíciasDescartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Santa Catarina

Descartada suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Santa Catarina

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartou a suspeita em um aviário comercial de Ipumirim, no Oeste catarinense

A suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em um aviário comercial de Ipumirim, no Oeste catarinense, foi oficialmente descartada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O laudo, divulgado na manhã desta quinta-feira (22), confirma que não se trata de gripe aviária, apesar da morte repentina de aves no local.

Mesmo com a exclusão da IAAP, o caso segue em investigação para determinar a causa exata da mortalidade. A expectativa é de que o diagnóstico seja concluído em até uma semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), as ações de vigilância continuam ativas em todo o estado. A entidade destaca que o aumento nas notificações é natural em períodos de alerta máximo, como o que foi emitido no último dia 16, e reflete o engajamento da população em manter o status sanitário catarinense, referência na agropecuária nacional.

A Cidasc reforça a importância da notificação imediata de casos suspeitos, especialmente quando aves apresentam sintomas respiratórios ou neurológicos, como dificuldade para respirar, andar cambaleante, torcicolo ou morte súbita.

Para fazer denúncias:
e-Sisbravet
Contatos Cidasc local
Ou pelo telefone 0800 643 9300

Apesar do susto, o governo estadual garante que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro e não representa risco à saúde pública.

- PUBLICIDADE -

― Publicidade ―