A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú iniciou a reativação e instalação de 25 câmeras de monitoramento que estavam em desuso no município. A medida faz parte do plano de modernização da segurança pública, ampliando a vigilância em pontos estratégicos da cidade.
Dentre os equipamentos, 13 câmeras são do modelo Speed Dome, que oferecem visão 360º e possuem tecnologia 4K, permitindo o monitoramento de longo alcance com alta precisão. Oito dessas câmeras já estavam instaladas, mas fora de operação devido à falta de energia elétrica nos pontos de monitoramento – problema que agora está sendo solucionado em parceria com a Celesc.
As demais câmeras são analíticas, capazes de identificar veículos roubados ou furtados, registrar comportamentos suspeitos e auxiliar em investigações de pessoas desaparecidas. Esses dispositivos utilizam inteligência artificial para análise de padrões e reforçam a atuação das forças de segurança.
Atualmente, Balneário Camboriú possui 56 câmeras ativas. Com a conclusão da reativação e instalação dos novos equipamentos, o município passará a contar com um total de 81 câmeras operacionais. A previsão da Secretaria de Segurança é que a implantação esteja finalizada até o início de abril.
“Hoje, estamos resolvendo o maior entrave, que era a falta de energia nos pontos onde essas câmeras estão sendo instaladas. Com isso solucionado, iremos acelerar a instalação e manutenção para ativar 100% do monitoramento na cidade”, afirmou Fábio Nunes, diretor da Central de Operações 153.
O sistema de videomonitoramento é integrado à Guarda Municipal e outros órgãos de segurança, permitindo um tempo de resposta mais rápido em ocorrências e ampliando a capacidade de fiscalização de crimes, infrações de trânsito e situações emergenciais.