• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Ministério Público inaugura nova sede do GAECO em Itajaí

As novas instalações permitirão melhores condições de trabalho aos integrantes da força-tarefa, propiciarão uma maior integração com o Grupo Especial Anticorrupção

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 08.ago.2022, a nova sede da unidade regional de Itajaí do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). As novas instalações permitirão melhores condições de trabalho aos integrantes da força-tarefa, propiciarão uma maior integração com o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e possibilitarão uma entrega ainda mais eficiente de serviços à sociedade. 

A nova sede do GAECO em Itajaí conta com uma área de 595m², distribuídos em dois pavimentos. A estrutura conta com uma copa, um auditório, alojamento feminino e alojamento masculino, uma recepção e 15 salas, sendo uma delas destinada para reuniões.  

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Esse espaço marca a concretização de um objetivo traçado para melhorar ainda mais as condições de trabalho e um serviço de excelência para a população no combate ao crime organizado, contribuindo para o enfrentamento à corrupção e à impunidade”, comentou a Coordenadora do GAECO de Itajaí, Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, ao iniciar seu discurso na solenidade. 

A Coordenadora do GAECO/Itajaí agradeceu, ainda, a administração superior do MPSC pelo investimento constante na infraestrutura de tecnologia, na criação de novos grupos – como a estruturação do GEAC – e na modernização dos serviços que refletem diretamente na melhoria do trabalho.  

Na sequência, o Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos e Coordenador-Geral do GAECO, Fábio de Souza Trajano, destacou que o momento representava não só a entrega do prédio físico, mas também a possibilidade de melhoria das atividades do grupo regional, trazendo humanização, motivação, espaço para reuniões e permitindo a aproximação com o GEAC, que é o grupo especial anticorrupção. “Quem ganha mais, obviamente, é a sociedade que é a destinatária final de nosso trabalho”, completou. 

Trajano destacou, ainda, o sucesso do modelo de força-tarefa representado pelo GAECO, que, coordenado pelo Ministério Público, conta com a participação efetiva da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado da Fazenda. “É a junção de esforços direcionada ao combate da criminalidade organizada, facções criminosas e, especialmente, crimes contra a administração pública”, acrescentou.  

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, iniciou sua fala dizendo que as novas instalações não são só do Ministério Público, mas é de todas as instituições que estão representadas no GAECO. “Hoje é o dia em que nós realizamos um sonho, um sonho que não é do Ministério Público, mas um sonho das instituições e das pessoas que estão aqui, que fazem o dia a dia da vida do GAECO acontecer nessa região”, salientou Comin. 

O Chefe do MPSC lembrou que a existência do GAECO tinha como premissa robustecer a atuação dos órgãos de execução do Ministério Público – as Promotorias de Justiça – e dos órgãos que integram a nossa lutam pela segurança pública diariamente, em casos muitas vezes de grande complexidade. 

“Ao longo dessa gestão o que nós procuramos fazer com que os GAECOs tivessem uma atuação integrada com os GEACs, e uma delegação direta das investigações dos agentes com foro aos Promotores de Justiça que estão na ponta que sabem, quem é quem na comarca, quais são as relações políticas, como se movimenta o poder econômico”. Segundo o Procurador-Geral de Justiça, com este modelo o Ministério Público tem conseguido grandes resultados em um menor espaço de tempo. “Resultados que nós alcançávamos antes em dois, três anos, nós estamos conseguindo alcançar em meses”, reforçou. 

Comin mencionou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Promotor de Justiça Jean Michel Forest, que por quase 10 anos coordenou o grupo regional do GAECO de Itajaí. “Um colega brilhante, dedicado e dos mais competentes que nós temos no quadro do Ministério Público. Hoje se nós estamos aqui e muitos nós devemos ao trabalho do doutor Jean e da sua equipe”,  

O Procurador-geral de Justiça também destacou as qualidades da atual Coordenadora do GAECO em Itajaí. “Quem vive no dia a dia com ela sabe a sua habilidade, a sua fineza no trato, a sua sensibilidade pra lidar com as pessoas, mas ao mesmo tempo o seu pulso firme, o seu comando coerente e a sua maneira de agir, que traz segurança pra equipe. Ela é a pessoa certa pra estar aqui nesse momento, à frente de uma missão tão importante como é a do GAECO”. 

 Finalmente, o Procurador-Geral de Justiça lembrou aos presentes que o crime organizado está em constante evolução, e agora está com seus tentáculos voltados para o mundo virtual, o que exige do Ministério Público uma evolução à altura, com investimento em tecnologia e capacitação. Foi o que levou ao MPSC a criar, recentemente, o CyberGAECO. 

‘Nós devemos capacitar a nossa equipe pra dar resposta eficiente fenômeno da criminalidade que se desenvolve na web. Nós também podemos e devemos nos adaptar pra enfrentar de maneira cada vez mais eficiente esse fenômeno. É com esforço conjunto e valorização institucional recíproca que nós vamos alcançar esses resultados”, finalizou Comin, agradecendo às instituições parceiras por apoiarem e participarem da força-tarefa. 

Também estiveram presentes na solenidade o Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Fábio Strecker Schmidt; o Subprocurador-Geral de Justiça para assuntos Institucionais, Promotor de Alexandre Estefani; o Coordenador Estadual do GAECO, Promotor de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin; a Coordenador do Grupo Especial Anticorrupção GEAC Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo; o Comandante do Terceiro Comando Regional de Polícia Militar coronel Jofrey Santos da Silva, representando o Comandante Geral da Polícia Militar; o Diretor de Polícia do Litoral, delegado Rafael Giordini, representando o Delegado-Geral da Polícia Civil; o Coronel Marcelo Egídio Costa, chefe da Casa Militar do MPSC; o Comandante da Primeira Região de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Fabiano Bastos das Neves; e o Diretor da Polícia Penal de Santa Catarina, Cleverson Henrique Drechsler; Promotoras e Promotores de Justiça da região; e outros integrantes das instituições parceiras no GAECO.

Click CamboriúNotíciasMinistério Público inaugura nova sede do GAECO em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias