• O portal de notícias de Balneário Camboriú

100% própria ou 90% imprópria? Relatórios de balneabilidade divergem; entenda

Enquanto IMA aponta que 90% da orla da Praia Central está imprópria para banho, EMASA diz que a praia está 100% própria para banho

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – No domingo, 16.jan.2022, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) divulgou um relatório de balneabilidade que diverge do relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Enquanto um aponta que 90% da orla da Praia Central está imprópria para banho, o outro diz que a praia está 100% própria para banho. Segundo a prefeitura, os dados do IMA estão alterados devidos às chuvas.

Desde que os relatórios de balneabilidade do IMA começaram a ser disponibilizados nesta temporada, a prefeitura divulgou apenas o quarto relatório que apontou a Praia Central como 100% própria para banho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No quinto relatório, que saiu dia 7 de janeiro, classificando o Pontal Norte como impróprio para banho, a divulgação já não aconteceu mais. Na última semana, no dia 14, quando o IMA apontou que a Praia Central estava 90% imprópria para banho, a prefeitura, além de não divulgar, optou difundir a partir de então o resultado do teste de balneabilidade realizado pela Emasa, que aponta que a Praia Central está 100% própria para banho.

Mas por que a diferença?

Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Beber, o relatório do IMA apontou nove pontos impróprios na Praia Central devido ao dia em que foi feita a coleta (10 de janeiro), quando a cidade estava passando pelo impacto das fortes chuvas ocorridas na região. Já a coleta realizada pela Emasa, feita pelo laboratório Freitag, que é credenciado pelo IMA, aconteceu no dia 12 de janeiro.

Click CamboriúNotícias100% própria ou 90% imprópria? Relatórios de balneabilidade divergem; entenda
PUBLICIDADE

Últimas notícias