• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Roda gigante de Balneário Camboriú completa um ano de operação

A maior roda gigante estaiada da América Latina trouxe um novo olhar para o Pontal Norte

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Antes mesmo da FG Big Wheel ser inaugurada, em 10 de dezembro de 2020, o cenário do Pontal Norte já se transformou e foi considerado o local mais fotografado de Balneário Camboriú. A maior roda gigante estaiada da América Latina trouxe um novo olhar para essa região da cidade, e refletiu na valorização dos imóveis da região. O movimento aumentou consideravelmente, o comércio local sentiu os reflexos positivos na melhora de sua qualidade, e moradores e turistas ganharam um novo atrativo para se divertir.

Um ano se passou desde que o primeiro giro foi feito, e logo no primeiro dia um pedido de casamento feito nas alturas, ato que se repetiu mais de uma centena de vezes neste primeiro ano. A FG Big Wheel se tornou local para comemoração de datas, e visita obrigatória de quem passa pelo litoral de Santa Catarina. Com uma proposta de viver uma experiência única a 82 metros acima do nível do mar, a roda gigante tem um índice de satisfação superior a 95%. “Nosso objetivo primário era tocar a vida das pessoas, e com orgulho digo que conseguimos”, relata Cícero Fiedler, CEO da FG Big Wheel.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O prefeito de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira ressalta que a roda gigante tem se tornado um dos principais atrativos para turistas e moradores. “A FG Big Wheel reflete Balneário Camboriú. O seu movimento, as descobertas em cada grau de seu movimento, estimulam o desenvolvimento da cidade. Quantos sonhos e alegrias o seu giro já proporcionou às milhares de pessoas que tiveram a satisfação de frequentar suas cabines neste primeiro ano? Parabéns aos empreendedores que perceberam o ambiente favorável a investimentos que esse momento de Balneário Camboriú oferece. Muitos outros anos de muito sucesso a todos que fazem acontecer essa operação exitosa”.

Um empreendimento ganha ainda mais força quando tem uma grande equipe envolvida e apoios importantes para sempre trazer novidades e surpreender os visitantes. “Só temos a agradecer a Deus, aos nossos colaboradores, fornecedores, apoiadores, a FG Empreendimentos, a Unimed Litoral, Intelbras, colegas do trade turístico, o apoio constante da prefeitura de Balneário Camboriú e principalmente aos milhares de visitantes que se divertiram e tiveram momentos inesquecíveis em nosso empreendimento. Entendo que temos uma grande responsabilidade social, turística e econômica com a cidade e o estado de Santa Catarina. Por este propósito, não mediremos esforços para sempre melhorar, nos preparando e trazendo novidades aos visitantes e moradores de Balneário Camboriú”, comenta Ricardo Fiedler, sócio-diretor da FG Big Wheel.

A roda gigante chegou à cidade num momento muito importante de 2020, a retomada do turismo depois de um ano de muitos desafios. O equipamento turístico ajudou ainda mais Balneário Camboriú ser projetada nacionalmente como um destino seguro. “Vejo a Roda Gigante como um marco na retomada da atividade turística. Mesmo em um cenário super desafiador os empreendedores do equipamento se mantiveram motivados e empenhados em inaugurar no ano de 2020. Todo esse esforço nos trouxe, além de um belíssimo equipamento turístico, a esperança e confiança em dias melhores. Já faz um ano da inauguração e isso nos dá um imenso orgulho,” friza Margot Rosenbrock Libório, presidente do BC Convention &Visitors Bureau.

O sócio-diretor da FG Big Wheel, Erondi Roveda complementa. “Estamos muito felizes com nosso primeiro ano. Mesmo num momento tão adverso, conseguimos sobressair e servir de oportunidade para os familiares criarem momentos inesquecíveis. Agradecemos a todos que de alguma forma estão fazendo parte da nossa história”.

O empreendimento trouxe benefícios para a cidade além do turismo, como destaca o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, Nelson Nitz. “A ampla visibilidade que a FG Big Wheel atraiu para a Balneário Camboriú estimulou ainda mais nosso setor. Por ter enriquecido os atributos em lazer que a cidade oferece, refletiu no mercado imobiliário de forma muito positiva. As pessoas se encantam em morar, ou investir, numa cidade que possui a maior roda gigante estaiada da América Latina, e com uma vista panorâmica sem igual.”

O presidente da FG Empreendimentos Jean Graciola, destaca ainda. “A FG Big Wheel já figura como um novo ícone do turismo, um novo cartão postal, que em conjunto com todo investimento que vem sendo realizado na cidade, vem possibilitando que Balneário Camboriú ganhe ainda mais projeção, tanto nacional quanto internacionalmente. Para nós, uma empresa genuinamente catarinense e que tem forte atuação junto à cidade, é uma grande conquista estarmos juntos nesse grandioso empreendimento”.

UM PASSEIO ÚNICO E SEGURO

De frente para o mar, rodeada pela Mata Atlântica e diante de um dos arranha-céus mais bonitos do Brasil, a FG Big Wheel proporciona um passeio com um cenário único de uma roda gigante no mundo. Tanto que publicações internacionais, como a CNN, já deram destaque ao empreendimento neste primeiro ano do atrativo. “Um destino turístico se faz com vários componentes e a FG Big Wheel trouxe pra Balneário Camboriú uma experiência única, assim como tem acontecido com ícones importantes que estão transformando nossa cidade num destino internacional”, comenta Geninho Góes, secretário de Turismo de Balneário Camboriú.

Quem contempla o cenário da roda gigante, observa o quanto a região do entorno se estruturou. O Pontal ganhou nova vida, e a Estrada da Rainha foi reurbanizada. “O impacto da FG Big Wheel em Balneário Camboriú foi 100% positivo, pois transformou o patinho feio da cidade – que era a Barra Norte – em um grande e lindo Cisne Branco. Junto com a roda gigante veio a infraestrutura urbana, e a valorização de todos os imóveis. A região de 2019 não é a mesma região de 2021. Quem chega e verifica isso, percebe que é muito bom para a cidade”, ressalta o consultor ambiental Gil Koeddermann, que acompanhou todo o processo de implantação do empreendimento na cidade, desde 2017.

O vice-prefeito de Balneário Camboriú também ressalta o quanto a Barra Norte, região estratégica da cidade com ligação a Praia Brava e Itajaí, precisava de investimentos. “A roda gigante é uma das maiores contribuições da iniciativa privada com Balneário Camboriú na última década. É algo emblemático que teve repercussão em nível nacional e internacional que se instalou numa região da cidade que precisava de novos investimentos, principalmente no ramo turístico. Balneário Camboriú tem muito a agradecer aos empreendedores que sonharam e fizeram acontecer. São empreendimentos como esse que os destinos turísticos precisam”.

O engenheiro e ex-prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Spernau acrescenta. “Mais que um equipamento turístico de relevância, a FG Big Wheel contribui na composição do cenário de modernidade no Pontal Norte da Nova Praia Central de Balneário Camboriú. Com certeza Balneário Camboriú é muito melhor, após a incorporação deste extraordinário equipamento em seu portifólio.”

Durante o passeio, os visitantes têm assistência da Unimed Litoral que disponibiliza ambulâncias nos dias de maior movimento para qualquer tipo de emergência no empreendimento. “A Unimed Litoral cuida da saúde dos colaboradores de cerca de 3.000 empresas na região, somos parceiros do desenvolvimento, e patrocinar a roda gigante foi a forma que encontramos de ajudar o turismo, tão importante para as cidades em que atuamos”, enfatiza o presidente da cooperativa médica, Umberto D’Ávila.”

IMPACTOS AÇÕES SOCIAIS

Estar próximo da comunidade e proporcionar mais qualidade de vida as pessoas que necessitam de uma atenção especial, também faz parte da missão da FG Big Wheel. Vários grupos de entidades de Balneário Camboriú, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Apae, já estiveram na roda gigante para aproveitar momentos de muita alegria e diversão, como conta o diretor do Lar dos Idosos São Vicente de Paula, Rosan da Rocha. “Os idosos do Lar foram agraciados com uma volta na FG Big Wheel, e foi o evento que eles mais gostaram e que mais pedem para voltar. Eles ficaram encantados. É um atrativo turístico onde qualquer pessoa – idosa, criança, deficiente – pode agraciar. A roda gigante também é um atrativo paisagístico. De qualquer lado que você olha na orla, consegue contemplar a roda gigante. Ela é a beleza integrada na cidade. Obrigada por nos proporcionar isso.” A instituição, que é mantida pelo município e com doações da comunidade, foi beneficiada com uma ação da roda gigante no aniversário da cidade, dia 20 de julho. Mil ingressos foram vendidos no valor de R$ 10,00 e a toda renda foi revertida ao Lar.

O Complexo da roda gigante, além de ser todo adaptado com rampas e elevador para receber cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, também é Pet Frendly. Animais de pequeno porte podem passear com seus tutores nas cabines, e no colo por todo o empreendimento. Desde a inauguração inúmeros animais de estimação estiveram contemplando o passeio. E para ajudar uma ONG da cidade que proporciona um lar temporário a animais que estavam abandonados e em situação de maus tratos, a FG Big Wheel criou um ingresso simbólico para os pets. Desde novembro, eles pagam R$ 5,00 pelo passeio e toda renda é revertida para a ONG Viva Bicho. “O turismo pet friendly é de extrema importância para famílias que saem em férias e tem um companheiro de quatro patas como integrante do círculo familiar. Hoje no Brasil tem crescido muito o interesse de buscar essa alternativa de viajar e aproveitar ambientes que acolham com carinho a todos sem precisar separar seus pets do convívio, da alegria de desfrutar bons momentos. Parabéns à FG Big Wheel pela iniciativa de acolher a todos com amor”, agradece Patrícia Ferreira, tesoureira voluntária da ONG que abriga mais de 600 animais.

A Roda Gigante também contribui no cenário socioeconômico, proporcionou a criação de 110 empregos diretos, e muitos outros indiretos. Cerca de 90% dos fornecedores são de Balneário Camboriú, e desde a sua criação já arrecadou mais de R$ 12 milhões de reais em impostos e taxas aos cofres públicos. Através das medidas mitigatórias, a FG Big Wheel também contribui com a preservação e manutenção física do deck do pontal norte, entre muitas outras ações.

PALCO DE EVENTOS: LIVES E STANDUP COMEDY

Depois de receber a banda Jota Quest na inauguração, a roda gigante também foi palco para uma live da dupla Rick e Renner, evento 100% digital. Do rooftop os sertanejos cantaram seus maiores sucessos com transmissão de mais de quatro horas pelo YouTube atingindo milhares de pessoas pelo país e pelo mundo a partir da FG Big Wheel. E quando imagens como essas ultrapassam fronteiras, aumenta o orgulho das pessoas que moram em Balneário Camboriú. “Como nativo desse cantinho da praia, sinto imenso orgulho desse equipamento turístico. Para mim, é o mais lindo de todos. Isso me dignifica como morador, sobretudo um nativo. E é o meu principal ponto de referência no mundo. Quando me perguntam de onde sou eu respondo: De Balneário Camboriú. Sabe onde tem uma roda gigante? Pois é, eu moro lá!”, conta o pesquisador Isaque Borba.

Nesse primeiro ano de atendimento, além de turistas de várias partes do Brasil e do exterior, a FG Big Wheel recebeu famosos do esporte, da TV e do humor como Gustavo Piaskoki que fez um stand up no rooftop, onde fica o Big Bar. A roda gigante também tem sido muito procurada por criadores de conteúdo para mostrar em suas redes sociais, que atingem milhões de visualizações e pessoas impactadas. Inclusive, o cenário da roda gigante tem sido um dos lugares preferidos para editoriais de moda, gravações de vídeos e até lançamentos de produtos.

“A roda gigante se tornou um dos cartões postais da nossa cidade. É impossível não se encantar com a experiência que ela proporciona. Tenho certeza de que esse índice de satisfação altíssimo que pudemos observar nesse ano, é apenas uma pequena amostra do que serão os próximos anos com a chegada de cada vez mais pessoas que virão conhecer a nossa cidade”, ressalta o vereador de Balneário Camboriú, Omar Tomalih.

A temporada do verão está sendo aguardada com muita expectativa, já que Balneário Camboriú vem sendo apontada como um dos principais destinos turísticos na lista dos brasileiros para as festas de fim de ano e primeiros meses de 2022. A FG Big Wheel inclusive está reforçando a equipe de atendimento para receber o público ainda melhor. A partir do dia 15 de dezembro, a roda gigante vai abrir todos os dias, e do dia 25 de dezembro a 09 de janeiro, o horário de funcionamento será ampliado até às 22h. Todos os cuidados sanitários estão sendo mantidos rigorosamente conforme os decretos vigentes.

Click CamboriúNotíciasRoda gigante de Balneário Camboriú completa um ano de operação
PUBLICIDADE

Últimas notícias