• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Evento de engenharia traz exposição de carros elétricos, pesquisador internacional e simulador de corrida em BC

Evento contará com palestras e a participação do grupo de motos Harley-Davidson, com assuntos alusivos ao maio amarelo

Evento de engenharia
Divulgação

Exposição de carros elétricos, competição de copa ratoeiras e mesa redonda com profissionais renomados são algumas das atrações presentes na 2ª edição do EleMec, promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Centro Universitário UniAvan, nos dias 9 e 10 de maio, em Balneário Camboriú. O evento, que contará com a participação de especialistas e um pesquisador internacional da área, terá palestras e a participação do grupo de motos Harley-Davidson, com assuntos alusivos ao maio amarelo. O encontro é aberto ao público, gratuito e acontece a partir das 18h30, na UniAvan.

A palestra mais aguardada do EleMec será realizada na quinta-feira (9) trazendo aos participantes conhecimentos sobre fundamentos e aplicações das células de combustível em veículos elétricos e será ministrada por um dos maiores especialistas do ramo, o Professor Dr. Lauber Martins, do Departamento de Física da Andrews University Michigan, dos Estados Unidos. Pós-Doutorado pela University of Pretoria, em Pretoria, África do Sul, o especialista deu continuidade aos estudos sobre células de combustível e contará também um pouco da sua experiência durante anos de pesquisas na área.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O primeiro dia de evento terá ainda uma conversa sobre “Topologia de Conversores Estáticos Aplicados em Estações de Recarga de Veículos Elétricos nível 3”, com o Prof. Alexandre Araújo, coordenador de pesquisa na FIESC-SENAI/SC e doutorando em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência e Controle pela Universidade Estadual Catarinense (UDESC), e encerra com uma mesa redonda com os palestrantes da noite para discutir as tendências e formas de aplicação dos conteúdos.

Já na sexta-feira, 10, a equipe da AVANT E-RACING se apresenta no auditório da UniAvan com as evoluções do projeto do veículo 100% elétrico, para a Fórmula SAE, a maior competição entre estudantes de engenharia do país e grande vitrine para futuros profissionais do ramo, com repercussão mundial. Nesta noite, a palestra sobre pilotagem segura de motos será ministrada pelo grupo Harley-Davidson, que deixará suas motos em exposição. A iniciativa terá ainda a participação da Secretaria de Segurança Pública, abordando os cuidados ao pilotar, alusivos à campanha de conscientização do trânsito “Maio Amarelo”.  

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Julio Cesar Berndsen, o evento possibilita a interação dos acadêmicos com os profissionais da área, além de divulgar os cursos para outros públicos. “Esse tipo de evento é muito importante para a nossa instituição porque divulga os cursos de engenharia elétrica e mecânica e nos coloca frente a um mercado grande de pesquisas e desenvolvimentos de novos estudos, fazendo com que possamos competir com outras universidades. O evento também é interligado com o mês de conscientização do trânsito, o maio amarelo, uma forma de incentivarmos os estudantes sobre os cuidados ao dirigirmos”, destaca.

Programação Paralela

Durante o evento, o ginásio da UniAvan estará super agitado com a exposição de carros elétricos desenvolvidos pelos acadêmicos para a Fórmula SAE e um exemplar de modelismo de um carro autônomo, que dirige sozinho e foi planejado para detectar sensores e rotas pré-determinadas, como virar à esquerda ou seguir em frente.  Os amantes do automobilismo poderão participar da unidade móvel de simulador de corrida com circuito, da sprint simuladores.

As competições Copa Ratoeiras e Boat Cup também prometem chamar a atenção. Na primeira, os alunos da disciplina de Física Geral e Experimental I irão desenvolver um carro a partir de uma ratoeira, concorrendo nas modalidades alcance, velocidade e criatividade, sendo que em cada modalidade os três primeiros colocados serão premiados com medalhas. Já na competição de Boat Cup, os alunos da disciplina de Física Geral e Experimental II têm que desenvolver um barco com materiais recicláveis como canudos, isopor, latinhas de refrigerante, e etc. Ao todo, serão definidos os vencedores nas categorias: velocidade e criatividade, sendo que em cada modalidade os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEvento de engenharia traz exposição de carros elétricos, pesquisador internacional e simulador...
PUBLICIDADE

Últimas notícias