Divulgação

A presença de escorpiões amarelos na Praia Brava reduziu mais de 70% com as medidas de controle. Além do monitoramento semanal da área feito pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, o gabião que costumava virar esconderijo para os escorpiões foi concretado com apoio da Secretaria de Obras e do Instituto Cidade Sustentável. Também foram instalados poleiros para corujas, que são predadores naturais do animal.

Conforme o Núcleo de Controle de Zoonoses, em janeiro de 2018 foram coletados 92 escorpiões amarelos na Praia Brava. Em janeiro deste ano, 26 animais foram recolhidos no local – uma redução de aproximadamente 71%.

“Em janeiro deste ano intensificamos as vistorias na Praia Brava para três por semana e constatamos que a quantidade de escorpiões reduziu significativamente no local. Mesmo assim seguiremos monitorando a área”, afirma Lúcio Vieira, gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses do município.

A quantidade total de escorpiões encontrados no município, incluindo outros bairros, também teve redução em janeiro de 2019, passando de 116 animais coletados em 2018 para 77 neste ano. De acordo com Vieira, os mutirões de limpeza realizados no Costa Cavalcante, Rio Bonito e Cidade Nova para eliminação de locais com entulhos e lixo que abrigavam os escorpiões obtiveram resultados positivos.

Além disso, foram intensificadas as orientações aos moradores para controle de escorpiões nas residências do interior. Diariamente são feitas vistorias de monitoramento pela cidade pelos profissionais da Secretaria.

A prisão do acusado aconteceu durante uma investigação por maus tratos contra uma criança.

Posted by Click Itajaí on Tuesday, February 12, 2019


COMENTE ABAIXO ⬇

resposta(s) publicada(s). (Obs.Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site)