- PUBLICIDADE -

Senac Itajaí está com inscrições abertas para curso Técnico em Guia de Turismo

Com a qualificação, o profissional poderá atuar no Brasil e na América Latina

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

Guia de turismoNos últimos anos, o setor do turismo ganhou destaque e apresentou crescimento na economia do Brasil. Em Santa Catarina, a temporada de 2016 foi considerada a maior da história: cerca de 9,5 milhões de turistas estiveram no Estado, superando as expectativas iniciais de 8 milhões, de acordo com dados do Governo do Estado de Santa Catarina.

Segundo a Fecomércio SC, 76,6% dos turistas que visitam Santa Catarina são brasileiros, 18,1% argentinos e 2,8% uruguaios. No estudo da federação, 91,3% dos turistas indicaram intenção de voltar nas próximas temporadas. O principal atrativo do estado é a praia, mas existe um esforço direcionado para aproveitar o potencial de outras regiões, como a serra catarinense, e distribuir o turismo ao longo do ano.

Para atender essa demanda de visitantes estrangeiros ou do próprio país, hoje o Guia de Turismo é o profissional habilitado para orientar e repassar informações aos turistas. Desde 2014, a atividade é regulamentada e 13 mil profissionais estão inscritos no Ministério do Turismo. Muitos já tiveram a oportunidade de trabalhar em grandes eventos promovidos no país, como a Copa do Mundo, a Volvo Ocean Race, a Regata Transat Jacques Vabre ( as duas em Itajaí), e outros poderão exercer a atividade nas Olimpíadas, por exemplo. Aqui no Estado, existem quase 27 mil empresas do turismo e 5,8% da mão de obra formal em Santa Catarina está empregada neste ramo, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Para qualificar os interessados, o Senac de Itajaí está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo. Os interessados devem ter mais de 17 anos, já ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ano. A carga horária é de 800 horas e, durante a qualificação, o estudante tem a oportunidade de desenvolver habilidades para recepcionar, conduzir, orientar e dar assistência às pessoas ou grupos que visitarem a localidade onde atua. As aulas iniciam no dia 25 de julho e irão acontecer sempre das 19h às 22h.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo Nacional e América Latina do Senac em Itajaí, Lionara Arnt, atualmente, as cidades que buscam se destacar no mercado de turismo seguem os padrões regulamentados. Um exemplo é a cidade de Florianópolis, que exige a presença de guias de turismo para recepcionar turistas domésticos ou internacionais, com credencial perante a Embratur.

“O curso do Senac busca exatamente isso: a regulamentação que credencia o profissional a se certificar como guia nacional e da América Latina. Uma oportunidade que o guia tem de atender no país ou no Mercosul e trabalhar com o turismo receptivo, que é o mais importante. Ou seja, mostrar o nosso país como produto de qualidade, com excelência em uma demanda de turistas nacionais e internacionais”, pontuou.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.