• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Entidades preparam Operação Carnaval 2016

Secretarias de Segurança, Saúde, Turismo, Polícia Militar e demais setores envolvidos com a festa se reuniram na sede do 12º BPM

(Silvia Bomm/Divulgação)
(Silvia Bomm/Divulgação)

A estrutura que irá garantir a segurança e a realização do Carnaval de Balneário Camboriú 2016 foi a pauta da reunião na tarde desta quinta-feira (21), na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar local. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur).

As secretarias de Segurança, Saúde, Turismo, Polícia Militar e demais setores envolvidos com a festa, tiveram a oportunidade de expor um pouco do planejamento de cada uma e ratificar a proposta que já vem dando certo nos últimos anos, que é o trabalho em equipe.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O encontro foi coordenado pelo tenente PM Rodrigo Schmidt, que adiantou o plano de serviço da corporação, principalmente durante as noites de shows nacionais no Pontal Norte, de 6 a 8 de fevereiro, e no Desfile Oficial de Blocos e Escola de Samba da cidade, no sábado, 6, a partir das 19h30.

Embora a PM acredite no sucesso do evento, pois para o tenente a parceria entre as entidades vem dando certo, a principal preocupação é com a segurança das pessoas que estarão assistindo o evento, já que os membros dos blocos e escola costumam prestar atenção dos termos de conduta, firmados com os órgãos de segurança. “Para que a festa continue tranquila como nos anos anteriores, estaremos nas vias e locais públicos, especialmente no Pontal Norte, Centro e praias agrestes”, pontuou.

Os desvios que o trânsito irá ter com o evento foram expostos pelo secretário de Segurança, Edemir Meister. A Atlântica irá ficar aberta no Centro até 20h no dia 6 de fevereiro. Após, ficará fechada entre as Ruas 2300 e Avenida Alvin Bauer, até o término do desfile. A Rua 2000 será interditada antes, às 18h, para a concentração dos grupos e veículos participantes. A dispersão do desfile será na Praça Higino Pio, diferente dos anos anteriores, quando a Tamandaré ficava tomada, interrompendo o tráfego por tempo maior que o necessário. Para o desfile, haverá separação do público na lateral por grades, e na frente e atrás por veículos da PM e Segurança.

Vale lembrar que a Avenida Atlântica terá, nos outros dias de Carnaval, a passagem de blocos de forma individual e conforme houver demanda de foliões, a segurança irá interditar o fluxo de veículos apenas nesse momento. A conduta para o blocos, no entanto, é não usar mais que meia pista da via, a não ser no dia do desfile. A maior demanda será no domingo (7) à noite, quando um dos maiores blocos do evento irá reunir mais de 1,5 mil foliões da Atlântica, o que vai exigir fechamento momentâneo da via. O pedido do secretário de Turismo, Ademar Schneider, é para que os blocos não parem durante o percurso, a não ser pela exigência do trânsito de veículos ou pessoas, ou pelo sinal vermelho dos semáforos.

No Pontal Norte, o fluxo será desviado nos dias 6 a 8, pela Avenida Osmar de Souza Nunes (ao lado do hotel Marambaia), entre 20h e 21h. As grades de separação serão colocados no Pontal Norte, e haverá três acessos para os espectadores, além de duas plataformas da PM, uma próxima ao palco e outra perto do primeiro acesso, que ficará mais distante do show. Haverá isolamento policial na área do camarim dos cantores, e a logística irá ser a mesma aplicada em 2015.

A Saúde terá uma base no Pontal Norte, com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem de plantão e ainda fará distribuição de preservativos e testes de HIV. O Samu estará a postos em sua base, também em plantão. Já o Planejamento e a Fazenda municipais, estarão trabalhando com fiscais, principalmente no Pontal Norte.

Ficarão ainda de plantão a Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, que estarão com o foco no norte e centro da cidade e terão duas ambulâncias disponíveis. A Guarda Municipal auxiliará o trabalho de segurança no centro e bairros, assim como os agentes de trânsito, que irão trabalhar para que o trânsito da cidade seja afetado o mínimo possível.

Todos os participantes da reunião, inclusive alguns representantes de blocos, concordaram que o Carnaval dos anos anteriores esteve a contento, devido ao planejamento, parceria e organização das entidades envolvidas. Mas ressaltaram que o público pode e deve colaborar com a ordem da festa. O Major Eder de Oliveira, da PM elogiou o serviço feito no Réveillon, que resultou em pouco uso da força policial e uma atuação proativa dos órgãos públicos.

O Secretário Meister falou da importância da boa articulação de todos os órgãos envolvidos para a “promoção de ações integradas, no sentido de mostrar organização e pró-atividade na busca de prestar um serviço de qualidade para o bem coletivo”, parabenizando o Comando da Polícia Militar pelo bom planejamento e coordenação dos trabalhos.

Alerta de segurança

Como nos outros grandes eventos realizados na praia, as forças de segurança alertam para que as pessoas não levem garrafas de vidro ou outros objetos afins para a orla, durante os shows. Haverá uma atenção especial para itens que possam causar ferimentos, e também para a venda de bebidas a menores de idade.

Click CamboriúNotíciasEntidades preparam Operação Carnaval 2016
PUBLICIDADE

Últimas notícias