• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Caminhos de Cabeçudas ficarão interditados a partir desta segunda-feira (17)

Interdição se estenderá até 02 de outubro para continuidade das obras de reurbanização

(Divulgação)
(Divulgação)

Itajaí – A partir desta segunda-feira (17) será interditada a Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani, no trecho entre a rotatória de acesso aos molhes e a chegada à Rua Floriano Peixoto, em Cabeçudas.

A medida é necessária para a continuidade das obras de reurbanização dos Caminhos de Cabeçudas. Neste período, a linha de transporte coletivo também não passará pelo local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ônibus sairá do Terminal da Fazenda, passará pela Rodovia Osvaldo Reis e seguirá para Cabeçudas pela Rua Teresa Francisca Pereira (Morro Cortado).

Neste trecho, próximo ao Bico do Papagaio, será necessária a construção de um muro de contenção para o alargamento da calçada. Em outros trechos da rua, o alargamento da calçada será feito por meio de “passeio em balanço” que é a calçada apoiada parcialmente e a outra parte do vão fica livre, como se flutuasse.

No total, serão cinco trechos com passeio em balanço e dois com terra armada. Também serão criadas áreas de contemplação.

Nesta primeira etapa da obra que vai da Beira Rio até a praia da Atalaia, as obras estão sendo executadas no lado direito da via – sentido norte/sul. As calçadas foram demolidas, o novo meio fio está sendo colocado já considerando a nova geometria da via, e as calçadas estão sendo reconstruídas atendendo os critérios de acessibilidade.

Neste lado da rua não haverá ciclovia. Depois que este lado for concluído, os trabalhos seguem para o sentido oposto – sul/norte onde haverá ciclovia, e a mesma será interligada com a da Beira Rio.

No trecho próximo à gruta, está sendo implantada drenagem para solucionar os constantes alagamentos. E, na próxima semana, iniciará a construção de uma mureta de pedra ao longo do morro.

A via continuará com mão-dupla de circulação. Conforme prevê o projeto, todo o percurso está sendo reorganizado, com reposicionamento de meios-fios, reconstrução de calçadas e implantação de ciclovias de maneira a garantir a melhoria da mobilidade urbana, com a necessária acessibilidade universal e segurança aos usuários.

Alguns postes também serão reposicionados, o que durante a obra pode causar estranhamento por eles ainda estarem no local inadequado. “Nesse sentido, a rótula próxima ao acesso dos molhes também está sendo reposicionada, sendo que eventuais estreitamentos podem se dar por conta de serviços ainda não finalizados. Em relação aos bolsões, manteremos os existentes, procurando melhorar o que for possível”, explica o engenheiro da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Amarildo Madeira.

Remoção de Palmeiras: Algumas palmeiras estão sendo removidas da Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani para a continuidade das obras.

Elas estão sendo levadas para o Viveiro Fazenda Nativa que fará o replantio em outros locais da cidade, como nas áreas verdes do Binário do São Vicente, por exemplo.

Click CamboriúNotíciasCaminhos de Cabeçudas ficarão interditados a partir desta segunda-feira (17)
PUBLICIDADE

Últimas notícias