• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmara de Itajaí alertou sobre irregularidades no Marieta em 2005

MARIETA

Uma reportagem apresentada pelo programa Fantástico no dia 11 de janeiro apontou a colocação de implantes vencidos em pacientes cardíacos em troca de comissões para médicos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMKB), em Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os problemas na entidade podem parecer novos, mas uma Comissão Parlamentar Especial de Estudos (CPE) da Câmara de Vereadores de Itajaí de 2005 apontou outras irregularidades em contratos com fornecedores e em procedimentos realizados pelo hospital. Na época o relatório da CPE foi encaminhado ao Ministério Público (MP).

Na tarde desta quarta-feira (14) o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), afirmou que o Legislativo Itajaiense formará uma nova comissão para acompanhar as investigações anunciadas pelo MP e Conselho Regional de Medicina. “Vamos acompanhar as investigações e exercer nossa função fiscalizadora, para garantir que as denúncias sejam apuradas e os culpados punidos.”, comentou Pissetti.

Na CPE de 2005 os vereadores apuraram a cobrança de repasse irregular de um fornecedor de materiais cirúrgicos-ortopédicos. A prova é o próprio contrato firmado entre a fornecedora e o HMKB, que continha uma cláusula na qual a empresa se comprometia a repassar ao hospital 10% sobre o valor total dos materiais cirúrgicos adquiridos.

Além desta cobrança, a CPE que foi presidida pelo vereador Laudelino Lamim (PMDB) e resultou num relatório de 492 páginas, apurou também denúncias de cirurgias que não estariam sendo realizadas mesmo com o repasse do SUS; denúncias de que a estrutura do hospital não atendia os requisitos legais para receber determinados tipos de verbas do Governo do Estado e de que o atendimento prestado a pacientes era inadequado e não obedecia a legislação.

 

O que o hospital Marieta diz sobre a denúncia veiculada no programa Fantástico

Segue na íntegra a nota de esclarecimento emitida pela direção da instituição:

Em razão das denúncias apresentadas sobre o uso de stent’s no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, a Direção da Instituição vem através desta informar:

– Após denúncia, foi apurado que no ano de 2008 houve dois casos de utilização do referido material com o período de 5 e 7 dias além do prazo de vencimento.

– Estes dois pacientes não apresentaram nenhuma intercorrência após a realização dos procedimentos, tendo sido atingido o objetivo desejado, com evolução pós cirúrgica dentro dos padrões normais.

– O hospital, ao longo do tempo, vem implantando sistemas de controles de materiais e procedimentos que garantam a não ocorrência de situações semelhantes, com foco na segurança do paciente.

– O Hospital Marieta Konder Bornhausen jamais adotou as práticas apontadas na denúncia, nem tampouco pactua com tais fatos e continuará realizando as investigações para identificação de motivos que levaram à implantação dos referidos materiais.

Click CamboriúNotíciasCâmara de Itajaí alertou sobre irregularidades no Marieta em 2005
PUBLICIDADE

Últimas notícias