• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmara aprova projeto que prevê suportes para bicicletas em ônibus

Em várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece este tipo de equipamento. Foto: Ilustração.
Em várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece este tipo de equipamento. Foto: Ilustração.

Na sessão ordinária de terça-feira (11), os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram o projeto de Lei 172/2013, que dispõe sobre a instalação de suporte para bicicletas em ônibus coletivos da cidade. O PL tem como objetivo principal fazer com que poder público crie iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas e suas bicicletas.

O vereador Roberto Souza Junior (PMDB), autor da proposta, destaca que em várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece este tipo de equipamento. “Nossa proposta é adequar o transporte coletivo municipal a uma tendência mundial, assim o ciclista poderá utilizar em uma parte de seu trajeto a bicicleta e em outra o transporte coletivo. Vamos beneficiar ainda o trabalhador que encontra dificuldades no dia a dia, como o pneu furado ou em caso de chuva” afirma o parlamentar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O suporte, que é instalado na parte dianteira dos coletivos, funciona de maneira semelhante aos usados em automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até duas bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus. Estima-se que toda a operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dura cerca de dois minutos.

O projeto foi aprovado em primeira votação e para ser sancionado pelo prefeito deve passar por mais uma votação na Casa Legislativa.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasCâmara aprova projeto que prevê suportes para bicicletas em ônibus
PUBLICIDADE

Últimas notícias