• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador de Itajaí quer que 20% do valor das infrações de trânsito seja destinado para incentivo do uso de bicicletas

A mobilidade urbana sustentável vem sendo adotada em várias cidades brasileiras, como forma de amenizar os problemas do trânsito. O uso de bicicletas é uma alternativa de baixo custo, saudável e sustentável, que pode apresentar bons resultados. Essa é a proposta do vereador Márcio José Gonçalves ( Dedé ), que apresentou um projeto de Lei que torna a bicicleta um meio de transporte regular e de interesse social, em Itajaí. Para isso, a cidade terá, pelo menos, 5% das vias urbanas destinadas para construção de ciclovias e ciclofaixas, espaços reservados para bicicletas, campanhas educativas e de incentivo ao uso desse meio alternativo, além de pontos estratégicos para locação de bicicletas.
Para o vereador, com esse projeto, Itajaí passa a crescer com qualidade de vida e um conceito de transporte consciente, sustentável, ecológico e participativo, que também busca reduzir a emissão de agentes poluentes, diminui o número de veículos nas ruas e facilita a locomoção.
As despesas para a aplicação da lei devem vir do orçamento do município e do fundo nacional de segurança e educação no trânsito, decorrente da arrecadação de infrações de trânsito, que será revertido no mínimo 20% para essas despesas.
A prefeitura de Itajaí tem 270 dias para apresentar os estudos para a implantação das ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
Click CamboriúNotíciasVereador de Itajaí quer que 20% do valor das infrações de trânsito...
PUBLICIDADE

Últimas notícias