• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sindicato cria terceiro piso para trabalhadores

Em nova rodada de negociações com o setor patronal, o sindicato dos trabalhadores no setor de hotéis, bares e restaurantes, o SECHOBAR, está propondo uma nova modalidade de piso salarial. A ideia, defendida pela presidente do sindicato dos trabalhadores Olga Ferreira, é que trabalhadores mais qualificados recebam um piso de R$ 1.500,00. A proposta define quatro condições para que o profissional possa ser enquadrado no novo piso. As funções beneficiadas são as de garçom, cozinheiro, recepcionista ou camareira. O profissional deverá ter também o ensino médio completo e pelo menos seis meses de contratação. Além disso, deve ter concluído curso profissionalizante em sua área de atuação ministrado pelo SECHOBAR, SINDISOL (sindicato patronal), Univali ou Sistema S (Senai, Sebrae etc).

Segundo Olga, a proposta premia a qualificação e estimula a excelência dos serviços. “Isso é fundamental porque percebemos que a oferta de mão de obra no setor é maior que a procura, por isso temos de estimular o interesse pelos empregos na indústria do turismo. Não podemos correr o risco de um “apagão” de mão de obra”, alerta a presidente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para ela, a jornada de trabalho dos profissionais do setor não é das mais convidativas, pois implica trabalhar aos sábados, domingos e feriados. “Precisamos compensar esses trabalhadores com melhores condições de trabalho e de remuneração, caso pretendamos ter um serviço de excelência, compatível com o posto de um dos maiores polos turísticos do País”, recomenda.

Para o piso atual, de R$1050,00, o reajuste solicitado é de 12%. De acordo com um levantamento feito pela Hoteis.com a diária dos hotéis em Balneário Camboriú tiveram 25% de aumento no primeiro semestre de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado. Foi o terceiro maior aumento registrado no país. No Brasil a média foi de 7%.

A data base da categoria é 1° de outubro. As negociações estão sendo feitas com os sindicatos patronais de Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville, que abrange as cidades de Penha, Piçarras e Barra Velha.

Click CamboriúNotíciasSindicato cria terceiro piso para trabalhadores
PUBLICIDADE

Últimas notícias