• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmara adere à campanha Outubro Rosa

Foto: Ariel Silva
Foto: Ariel Silva

Chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Esse é o objetivo principal da campanha Outubro Rosa, movimento popular comemorado em todo o mundo neste mês. Para marcar a adesão à campanha, assim como vários monumentos espalhados por todo o país, o prédio da sede da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú ganhou uma iluminação especial na cor rosa. Além da iluminação especial o portal da Câmara na internet também recebeu a cor rosa e a TV Câmara vem exibindo durante a sua programação, vídeos institucionais da campanha.

Em Balneário Camboriú o Outubro Rosa é coordenado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, que preparou uma programação voltada à prevenção e orientação às mulheres. “A prevenção é muito importante porque as chances de cura aumentam com o diagnóstico precoce”, afirma Ivanete Maria Schmitt Ungericht, presidente da RFCC. Ela ainda lembra que mulheres com 40 anos ou mais devem procurar as unidades de saúde anualmente para fazer os exames.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com oncologistas, a detecção precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura. Em 2010, cerca de 450 mil mulheres morreram vítimas desse tipo de tumor. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de novos casos de câncer de mama passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Nilson Probst (PMDB), as iniciativas do Poder Legislativo se somam as demais com um mesmo objetivo, a conscientização das mulheres. “Nosso intuito é multiplicar essas informações, ganhar força e estender este trabalho de conscientização por toda nossa cidade” disse.

A campanha também prevê, no próximo dia 26, uma caminhada na Avenida Atlântica, a partir das 10h, com saída da rua 2000 em direção a praça Almirante Tamandaré.

Campanha – O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados desenvolviam ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, sendo, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com pacientes curadas (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

*Com informações da Agência Brasil.

Click CamboriúNotíciasCâmara adere à campanha Outubro Rosa
PUBLICIDADE

Últimas notícias