• O portal de notícias de Balneário Camboriú

A importância da arquitetura é tema de debate em Balneário Camboriú

O papel da arquitetura e urbanismo para a construção da sociedade é o tema principal das reuniões preparatórias promovidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). Organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento Santa Catarina (IAB/SC), oito cidades do Estado sediam os debates que tratam de questões fundamentais para o fortalecimento da profissão e, consequentemente, interferem na qualidade dos serviços prestados à sociedade. “Não há ainda  entendimento sobre o papel que o profissional de arquitetura e urbanismo exerce nos espaços da cidade e no impacto que sua atuação reflete na vida social. As reuniões preparatórias abrem esse espaço de forma democrática para que os profissionais possam sugerir ideias visando o diálogo com a sociedade”, destaca o presidente do IAB/SC, Rael Belli. Balneário Camboriú é a próxima cidade a sediar este importante debate no dia 19 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Edifício Ciaplan Empresarial.

Em cada encontro, os quatro eixos temáticos – eleitos pelo CAU/SC – ordenam o direcionamento das discussões. Além do acesso a informações do Censo de arquitetos e urbanistas, lançado este ano pelo Conselho, assuntos como a fiscalização e exercício profissional; regras para eleições no CAU; ensino, formação e valorização profissional pautam as reuniões em todas as regionais. “Nestes encontros conversamos sobre cada assunto através da criação de grupos de trabalho e a partir da exposição das opiniões estabelecemos encaminhamentos que vão nortear a própria atuação do conselho daqui para frente”, destaca Belli. O objetivo desta agenda de reuniões é instrumentalizar o debate do Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas, marcado para 09 de novembro, em Florianópolis. Cada região será representada por seis delegados titulares votados nas reuniões preparatórias. As inscrições estão abertas para os profissionais que desejam participar – http://iabsc.org.br/congressoestadualarquitetos/inscricao/.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Como podemos melhorar as cidades? A quem cabe esta responsabilidade e qual o papel do arquiteto nesta construção são os nossos questionamentos, assim como podemos nos aproximar da sociedade para que esta nos ajude no compromisso de assumir este trabalho. Não temos dúvida do potencial da arquitetura de transformar a qualidade de vida do coletivo, o grande desafio agora é valorizar não só a área, mas a atividade do arquiteto neste processo”, resume Belli.

1 COMENTÁRIO

  1. Que arquitetura? Aqui em BC e na região, só temos caixotões metidos à besta, favela de classe média, sem um canteirinho de grama. Tudo grudado, gerando uma cidade sombria, mofada, cheia de baratas e ratazanas. tEM TANTO PARA VENDER, E VIVE TUDO VAZIO.

    A FACULDADE DE ARQUITETURA da Univali é medíocre. A palavra PAISAGISMO, que sempre andou e deveria andar grudada em ARQUITETURA, SUMIU.

    A população é enganada. Compra seus cubículos sem ver tudo que está grudado no “edifÍcil”. A entrada é metida à bacana, mas não tem sequer ventilação natural. Tudo fechado. Quanto mais alto pior, pois muitos não tem gerador. Quando o elevador para, tem que subir dezenas de andares a pé. Segurança contra incêndio???? A reunião de condomínio é aquele barraco, vc tem que suportar gente chata, maluca, mal educada, que cospe na janela, bate tapete, joga cotonete e outras lambanças na varanda dos vizinhos abaixo…

    Bacana é ver a luz do dia e não as cuecas do vizinho na janela quase grudada do caixotão ao lado ou em frente. Lugar para crianças brincarem? Quando muito tem aquele caixotão com piscina de bolinha SUJA, que não se limpa, ou aquele carpezão áspero e fedido.

    E muitos vão pagar financiamento quase pela vida inteira.

    Balneário está estragado, e Itajaí, com aqueles vereadores BURROS ( fazem projeto para anular sinaleira vermelha!!!) logo vai estar intransitável. A praia Brava já virou um paredão em vários pontos. Quem tem uma casa, logo será premiado com um paredão por perto, estragando tudo. NÃO VEJO ESTA GENTE DA ARQUITETURA E PAISAGISMO defendendo qualidade de vida, ar, sol, lazer, espaços abertos. Paredão de vidro e espelho é totalmente anti-ecológico. NEM RECICLAGEM DECENTE TEMOS EM BC. A água e areia da praia são imundas.

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasA importância da arquitetura é tema de debate em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias