• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Merenda escolar de Itajaí estimula a agricultura familiar

2011 10 27 05 30 3809b2c0a6Desde novembro do ano passado, parte da merenda escolar servida em escolas e creches de Itajaí, é fornecida por pequenos agricultores da cidade. A iniciativa simples mudou de maneira significativa a vida de 45 famílias agricultoras da Cooperativa Rural e Artesanal de Itajaí (COOPERAR), que já colhem os frutos dessa parceria.

Os agricultores, que até pensavam em desistir do ofício, hoje plantam com a certeza de que irão vender a produção com preço justo. Quando começaram a fornecer os produtos agrícolas para a merenda escolar da rede municipal de ensino, o transporte dos alimentos era terceirizado. “Pagávamos frete que nos custava muito caro”, comenta um dos agricultores Ricardo Custódio. Agora, com o dinheiro repassado pela Prefeitura eles conseguiram adquirir um caminhão. “Foi nosso primeiro grande passo”, afirma.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outra conquista é o número de cooperados. No início não chegavam a vinte, hoje o número dobrou, são 45 pessoas dispostas a crescer juntas. A COOPERAR já existia antes desta união com a Prefeitura, mas contabilizava mais prejuízos do que ganhos. “Os agricultores estão mais confiantes, e querem fazer parte da cooperativa, que começa a crescer” comemora um dos cooperados, José Carlos Lana.

Todos os dias chegam à mesa das 105 unidades de ensino da rede municipal, produtos como abóbora, abobrinha, acelga, aipim, alface, batata doce, beterraba, cebolinha verde, cenoura, chuchu, couve, pepino e repolho. Os alimentos são colhidos em um dia e no outro já são entregues para garantir a qualidade. “Muitas merendeiras relatam com satisfação como as verduras chegam frescas”, fala a Diretora do Departamento responsável pela merenda, Dulce Maria Amaral Pereira.

Isso tudo só foi possível por meio da iniciativa do município que vem cumprindo com seriedade a Lei Nº 11.947, sancionada em 2009, a qual determina que 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda escolar deve ser investido diretamente na compra de produtos de agricultores familiares, por meio de chamada pública, com o objetivo de estimular a economia local. Os recursos são repassados pelo FNDE através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que abrange todas as escolas públicas do país, da educação infantil ao ensino de jovens e adultos. Em Itajaí o valor repassado aos agricultores fica entorno de R$ 600 mil reais ao ano.

Click CamboriúNotíciasMerenda escolar de Itajaí estimula a agricultura familiar
PUBLICIDADE

Últimas notícias