• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Contrato com empresa que buscará jazida de areia é assinado

Coastal Planning & Engineering já realizou mais de 100 alargamentos de faixa de areia com sucesso

No início da tarde desta quinta-feira, 06, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, assinou o contrato com a empresa Coastal Planning & Engineering, com matriz nos Estados Unidos, mas com uma subsidiária no Brasil. A empresa venceu a licitação que selecionava uma empresa que fizesse a busca e o estudo de jazidas de areia para uso no alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú. O ato de assinatura contou com a presença do vice-prefeito, Cláudio Dalvesco, dos vereadores Asinil Medeiros, Marcos Kurtz e Nilston Probst, dos secretários municipais e de representantes da construção civil da cidade.

Lindino Benedet, presidente da Coastal Planning & Engineering no Brasil, fez uma explanação de como funciona o trabalho de estudos técnicos na busca de jazidas de areia para obras como o alargamento da faixa de areia da Praia Central. Nos Estados Unidos, a Coastal Planning & Engineering já realizou mais de 100 alargamentos de faixa de areia com sucesso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Lindino explica que esta etapa inicial, da busca do tipo de areia certa para a praia de Balneário Camboriú, é fundamental. “É preferível um gasto menor agora, com a contratação deste estudo, do que se gastar milhares de Reais no futuro, se a obra for feita com uma areia errada para esta praia”, salientou. No estado americano da Flórida, sede da empresa, 80% das praias são alargadas com a ação do homem. O chamado aterramento hidráulico, só é feito mediante um estudo profundo de impacto no mar, de combinação de material e possibilidade de transporte e extração.

A Coastal Planning terá um contrato de 06 meses para realizar os estudos, achar a jazida compatível e elaborar projeto de extração desta jazida ou jazidas. O prefeito Edson Piriquito, explica que a obra de alargamento da faixa de areia, só será possível se a Coastal, encontrar a areia compatível com a da praia. Caso contrário, a Prefeitura não deverá executar a obra.

O prefeito acredita que a empresa tem capacidade técnica e experiência neste tipo de trabalho e crê que ela irá ter êxito na busca. “É uma obra necessária para o futuro da cidade, mas vamos executar ela com muita responsabilidade. Essa etapa é importantíssima e decisiva, para sabermos as reais condições, termos dimensão de que temos um tipo de areia que não comprometa a praia e sua característica original”, disse Piriquito.

O prefeito salienta ainda, que o ato de hoje acaba com a especulação sobre o alargamento e é um passo decisivo para que o município faça esta obra. “A empresa tem muita experiência no mundo inteiro, vimos hoje uma apresentação de praias de várias partes do mundo, onde ela obteve êxito, espero que aqui, tenhamos o mesmo êxito”, finalizou.

Click CamboriúNotíciasContrato com empresa que buscará jazida de areia é assinado
PUBLICIDADE

Últimas notícias