• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Rio Peroba passará por processo de revitalização e macrodrenagem

Os alagamentos provocados pela drenagem precária das águas pluviais têm ocorrido com frequência em Balneário Camboriú. Com a necessidade de se criar um projeto para o melhor escoamento dessas águas, na noite da última quarta-feira, 10, a Prefeitura do município organizou uma audiência pública na Casa da Sogra, bairro dos Municípios, para discutir com a comunidade e a sociedade organizada, a implantação da macrodrenagem e revitalização do Rio Peroba. Na oportunidade os técnicos da Prefeitura apresentaram à comunidade, o projeto da macrodrenagem e revitalização urbanística do canal do Rio Peroba, que corta o bairro dos Municípios.

A coordenação dos trabalhos ficou por conta do secretário de Meio Ambiente, André Ritzmann, com a participação na mesa do secretário de Obras, Valmir Pereira, do presidente da Compur, Niênio Gontijo e do gerente de desenvolvimento ambiental da FATMA, Gabriel Santos de Souza. A reunião pública é uma exigência da FATMA para os tramites de liberação ambiental da obra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo André Ritzmann, o objetivo da reunião pública é apresentar o projeto de modo a estabelecer um diálogo com a comunidade privilegiada pela obra, com a intenção, justamente, de dialogar e contribuir com opiniões e sugestões sobre a obra.

Depois da abertura dos trabalhos, a COMPUR fez a mostra do projeto técnico com a apresentação de Geovane Constante, auxiliado pelo engenheiro e consultor Josué Dagoberto. Após a exposição, os presentes assistiram a apresentação de Fernando Luiz Diehl, da empresa Aquaplan, contratada pela COMPUR para fazer o projeto ambiental da obra.

A revitalização e macrodrenagem do Rio Peroba é um empreendimento da Prefeitura de Balneário Camboriú que visa diminuir os alagamentos na região do Bairro dos Municípios, Vila Real, Iate Clube, 4ª Avenida e marginais Leste e Oeste. A obra também beneficia comunidades vizinhas na cidade de Camboriú, como Monte Alegre e Tabuleiro. Orçada em R$ 18,2 milhões com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo do presidente Lula, ela deverá alargar o Rio Peroba em 1.200 metros de extensão.

Após as explanações do projeto técnico e ambiental, a comunidade, especialistas e profissionais da área fizeram questionamentos sobre o projeto.

Essas obras são importantes tanto para a preservação do Rio Peroba, quanto para a drenagem das águas de enxurradas que provocam alagamentos no centro da cidade.

Canal do Marambaia

Visando a revitalização de outro canal de Balneário Camboriú, desta vez o Canal do Marambaia, nesta sexta-feira, 12, às 19h, será realizado no Centro Educacional Ariribá uma segunda reunião pública para mostrar à comunidade local, os projetos técnicos e ambientais. Toda a comunidade está convidada para esta reunião.

Click CamboriúNotíciasRio Peroba passará por processo de revitalização e macrodrenagem
PUBLICIDADE

Últimas notícias