• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura faz operação de limpeza após chuvas torrenciais

Na tarde desta quarta-feira, 20, uma forte chuva caiu sob a cidade de Balneário Camboriú. Segundo dados da EPAGRI/Ciram, em uma hora, entre 16 e 17 horas, chuveu em Balneário Camboriú  24 mm. Ainda de acordo com este órgão do Governo Estadual, a média de chuvas para o mês de janeiro nesta região é de 163 mm. A EPAGRI ainda informou que só no mês de janeiro de 2010, os dados coletados dão conta que em Balneário Camboriú já choveu 205 mm. Para a empresa, a quantidade de chuva de hoje foi muito grande para o curto período.

A chuva ocasionou alagamentos pontuais em diversos pontos da cidade, com intensidade de alagamentos na região Central e alguns pontos do Bairro dos Municipios, entre a Marginal Oeste e 5ª Avenida. De acordo com o prefeito Edson Renato Dias, a chuva foi realmente muito forte para o período, mas ao contrário de outras ocasiões, as águas desceram rapidamente em todos os pontos. Em outros locais, tradicionais com alagamentos em dias de fortes chuvas, a água não se acumulou nas vias.  É o caso da Rótula da Integração e a extensão da Avenida do Estado a partir da Rua 951.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A água das chuvas nos pontos alagados desceu rapidamente, sendo que em muitas ocasiões, o sistema de drenagem garantiu que ela escoasse em menos tempo. É o caso de ruas que chegam até a Avenida do Estado. Em 2009, graças a uma importante obra, que foi a desobstrução das galerias dessa avenida, com as fortes chuvas, o escoamento da  água está mais eficiente, amenizando o transtorno ocorrido pelos alagamentos. Ainda em 2009, a Prefeitura fez mais de 7 mil metros de drenagem em diversas ruas da cidade. “O escoamento foi eficiente, em pouco tempo toda a cidade não possuía mais pontos de alagamentos, mas agora temos que fazer uma operação de limpeza da cidade”, garante o prefeito, que após a chuva, percorreu toda o município para avaliar os pontos de alagamentos e a eficiência da drenagem nas ruas.

O prefeito explica também, que a obra da galeria do Rio Peroba, na Rótula da Integração, mais uma vez mostrou sua eficiência. Antes desta obra, qualquer forte chuva alagava aquela região, levando muita água para dentro do Asilo dos Velhinhos, na 5ª Avenida, na chuva de hoje, mais uma vez, esta região se manteve totalmente fora das estatísticas de alagamento. “Foi  uma obra muito criticada, mas que se mostrou muito eficiente, mais uma vez”, disse o prefeito.

Outra obra de drenagem que deverá se mostrar eficiente, é a ampliação da galeria pluvial sob a 5ª Avenida. Concluída no final de 2009, mas ainda não liberada, pois há a necessidade do término das obras na avenida, a galeria com tubos de 2 metros de largura por 1 metro de altura, deverá dar outro suporte no escoamento da água das chuvas. “O projeto anterior previa tubos de 30, 60 e 80 centímetros, substituímos por tubos muito maiores que darão maior vazão em dias de fortes chuvas”, explica Piriquito.

Operação Limpeza

Segundo o prefeito Edson Piriquito, depois que as águas baixaram, a Prefeitura iniciou uma grande operação Limpeza, que irá tomar parte do início desta noite e o dia de amanhã. Equipes da Secretaria de Obras estão fazendo a limpeza das ruas e três caminhões hidrojato estão realizando a limpeza das ruas com o auxílio de dois caminhões tanque. Piriquito anuncia também que a Prefeitura está adquirindo dois  novos caminhões hidrojatos, que deverão somar-se a frota municipal, totalizando 8 veículos especializados em limpeza pública. “Não é qualquer cidade que dispõe de tais equipamentos, vamos deixar tudo limpo o mais breve possível”, disse o prefeito.

Prefeitura de Balneário Camboriú

Texto: Rafael Weiss – SC/02094-JP

Click CamboriúNotíciasPrefeitura faz operação de limpeza após chuvas torrenciais
PUBLICIDADE

Últimas notícias