• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Camboriú mantém vivo o sonho do acesso à Série C do futebol brasileiro

A ascensão do Camboriú tem contrastado com o evidente declínio de boa parte das equipes mais tradicionais do estado de Santa Catarina

A equipe do Camboriú tem conseguido manter vivo o sonho do acesso à terceira divisão do futebol brasileiro, a série C. Com uma campanha razoável que garantiu a equipe o terceiro lugar do grupo 8 na primeira fase da Série D, com 22 pontos, o Camboriú enfrenta agora na segunda fase o time do Maringá. A classificação para a fase seguinte, as oitavas de final, será definida na casa do adversário.

A ascensão do Camboriú tem contrastado com o evidente declínio de boa parte das equipes mais tradicionais do estado de Santa Catarina. No momento, o estado não conta com nenhuma equipe na elite do futebol brasileiro, a série A.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na série B do Campeonato Brasileiro, embora o Criciúma esteja forte na briga pelo acesso, as demais equipes catarinenses se encontram em dificuldades. Avaí e Chapecoense seguem na parte inferior da tabela, flertando com a despromoção para a Série C, onde se juntariam a tradicional equipe do Figueirense.

Na verdade, continuando assim pode ser que com uma possível queda sequer consigam se juntar ao Figueirense na série C pois o time também vai mal e ocupa a parte de baixo da tabela, estando hoje muito mais próximo da zona de rebaixamento para a série D do que do acesso à Série B.

Outra exceção no mal momento das equipes de futebol do estado de Santa Catarina é o Brusque. Líder da série C no momento, o Brusque promete brigar pelo acesso e pelo título.

No meio da temporada equipes catarinenses fazem as contas para atingir seus objetivos

No momento a equipe do Criciúma é uma das equipes catarinenses com mais chances de atingir o seu objetivo nesta temporada, o acesso para a série A. O tigre possui segundo o site da UFMG cerca de 42.4% de chances de conseguir subir para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Já Avaí e Chapecoense brigam para se manter na Série B. No momento, o Avaí é a terceira maior equipe com chances de rebaixamento para a série C, com 48.5% de chances de queda. Já a Chapecoense é a quinta equipe com mais chances de cair, com 42.2% de chances de ser rebaixada.

No momento, o Brusque ocupa a posição de destaque na terceira divisão, apresentando um desempenho notável com uma série de cinco vitórias consecutivas, o que o coloca no topo do G-8. Com um total de 26 pontos conquistados, a equipe catarinense possui a mais alta probabilidade de avançar para a segunda fase da competição, com impressionantes 99,7% de chance de classificação. Segundo as odds das melhores casas de apostas do mundo o Brusque é também o favorito a conquista do título da Série C.

O Figueirense no momento apresenta uma situação nem tão favorável nem tão desfavorável se considerarmos a matemática. Embora a equipe esteja apenas 3 pontos acima do chamado Z4, os números segundo as estatísticas são de 12,2% de chances de se classificar para a próxima fase e apenas 5,6% de chances de rebaixamento.

Apesar do mau momento em 2023 o Futebol Catarinense já viveu momentos de glórias

O estado de Santa Catarina é conhecido por sua paixão pelo futebol e tem uma história marcante no cenário esportivo brasileiro. Ao longo dos anos, os times catarinenses têm buscado sucesso e glórias nas competições nacionais.

A maior glória a nível nacional no futebol do estado continua sendo a conquista do Criciúma Esporte Clube que em 1991 levantou a taça da Copa do Brasil, permanecendo até hoje sendo o único título do estado de Santa Catarina na elite do futebol nacional.

Na Série B do Brasileirão a Associação Chapecoense de Futebol também celebrou um título, sagrando-se campeã em 2020. 

O Criciúma, que já provou seu valor na elite com a conquista da Copa do Brasil, também deixou sua marca na Série B ao se tornar campeão em 2002, sendo posteriormente campeão também da Série C em 2006. 

Outra equipe do estado que também já conquistou as séries B e C foi o Joinville, nos anos respectivamente de 2014 e 2011.

O Avaí Futebol Clube brilhou na terceira divisão, erguendo a taça de Campeão Brasileiro Série C no ano de 1998.

O Campeonato Brasileiro da Série D, uma divisão repleta de emoções e disputas acirradas, viu o Brusque Futebol Clube, em 2019, alcançar a glória e erguer o troféu de campeão, mostrando a força do futebol catarinense mesmo em divisões inferiores.
Quem sabe não seja a hora do Camboriú se juntar ao hall das equipes catarinenses com o nome escrito na história do futebol brasileiro?

Click CamboriúEsporteCamboriú mantém vivo o sonho do acesso à Série C do futebol...
PUBLICIDADE

Últimas notícias