• O portal de notícias de Balneário Camboriú

3ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano agita a praia central de BC

Alguns dos melhores surfistas da nova geração do sul/sudeste do Brasil e da América Latina (e até do Hawaii) detonaram nas ondas regulares de meio metro

AnuarChiah Petiz
O Paranaense Anuar Chiah, de Matinhos, levou duas Categorias e foi o grande destaque do evento. (Foto: Marcio David)

Apresentado pela rede Mini Kalzone, o Circuito Surf Talentos Oceano ofereceu um grande show de surfe para Balneário Camboriú. Alguns dos melhores surfistas da nova geração do sul/sudeste do Brasil e da América Latina (e até do Hawaii) detonaram nas ondas regulares de meio metro. Nem o tempo nublado espantou o público da beira da praia!

Após a conclusão das Categorias masculinas Junior, Mirim e Iniciantes no sábado, foram realizadas neste domingo as Categorias masculinas Infantil e Petiz, além de todas as Categorias femininas (Sub 12, Sub 16 e Open).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Paranaense Anuar Chiah, de Matinhos, levou duas Categorias e foi o grande destaque do evento. Na Categoria Petiz ele ganhou a terceira etapa seguida, somando 18.000 pontos no Ranking do Circuito. A segunda colocação ficou com o Havaiano Keone Roitman, destacando o caráter e o reconhecimento internacional do Surf Talentos. O paulista João Vitor conquistou o terceiro lugar, seguido pelo Kaua Carvalho, de Matinhos (PR).

Já na Categoria Infantil, que também foi vencida por Anuar Chiah, o segundo lugar ficou com local de Balneário Camboriú Antônio Vitorino, com o paranaense Lukas Camargo em terceiro e havaiano Keone Roitman em quarto.

Anuar Chiah, em entrevista, falou: “o Circuito Surf Talentos Oceano é um campeonato muito show, quero sempre estar aqui, ganhei as Categorias Infantil e Petiz, e vamos para a próxima”.

Na Categoria feminina Sub 12, é notória a evolução do surfe feminino. A paranaense de Matinhos Gabriely Vasque surfou muito e foi a grande vencedora. Gabriely é a atual Campeão Brasileira Sub10 e Campeã Paranaense Sub12. O segundo lugar ficou com a também paranaense Luara Mandeli. Alma Corgiolu, da Praia do Rosa, ficou na terceira colocação e a paulista de Camburi Giovana Donato na quarta.

Já na Categoria feminina Sub16, a Atleta da Guarda do Embaú (SC) Pamela Mel quebrou a sequência de vitórias da atleta de São Francisco do Sul (SC) Ana Romão e ficou em primeiro lugar, deixando a Ana com a segunda colocação, porém ainda na liderança do Ranking. Kiany Hyakutake, da Joaquina (SC) ficou em terceiro lugar, superando Rafaela Coelho, da Guarda do Embaú (SC), que ficou com a quarta posição.

A Categoria Open Feminina foi um grande vira-vira entre nas duas primeiras posições, e no final a primeira colocação ficou com a Argentina Coco Cianciarulo, seguida pela paranaense Andressa Carvalho. Ana Romão ficou em terceiro lugar, deixando a atleta Nathalia Schier, também de São Francisco do Sul (SC), com a quarta posição.

Após todas as finais do dia anterior terem vencedores vestindo a lycra de cor vermelha, neste domingo as três primeiras finais repetiram o feito. A série só foi quebrada na final Feminina Open, onde a atleta de vermelho estava liderando até os últimos minutos, quando foi vencida pela lycra de cor preta. Na última bateria do dia, a lycra vermelha ficou com a terceira colocação.

Como esta foi a última etapa do Circuito Classificatório da FECASURF SC-QS, valendo vaga para o Circuito SC-TOUR, que determinará os Campeões Catarinenses, a Federação anunciou durante a premiação quem foram os Campeões do SC-QS de cada Categoria. Além disso, a FECASURF ainda realizou uma reunião com os Atletas que representarão o Time Catarinense de Surfe no Campeonato Brasileiro no mês que vem.

É bem provável que a última etapa do SC-TOUR da FECASURF seja a última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano, onde será determinado e anunciado também que serão os novos Campeões Catarinenses.

Conforme o Diretor Técnico da FECASURF José Olegário (vulgo Didi), “é muito importante isso que está acontecendo, e nesta ação, novas revelações estão chegando no cenário do surfe nacional, através do Circuito Surf Talentos Oceano e da FECASURF”.

Conforme Sabrina Eggert, da patrocinadora Oceano Surfwear, “o Circuito Surf Talentos Oceano está tendo uma repercussão muito maior do que nos anos anteriores, nós temos evoluído bastante com o próprio esporte, com as crianças participando e muito dedicadas. O prêmio da Categoria Júnior tem atraído muito mais os atletas para competirem e fazerem bem feito. O apoio dos patrocinadores e dos parceiros de cada cidade em que acontece o evento tem sido muito bacana, a gente sempre tem tido atividades extra-surfe, como as do Keep The Ocean Blue e atividades físicas, dentre outras. O Circuito está cada vez mais legal”.

O Projeto Keep The Ocean Blue realizou diversas ações de educação socioambiental, e sorteou 10 kits na atividade do Quiz das redes sociais. Também foi realizada uma limpeza na Ilha das Cabras, com coleta de dados técnicos, em parceria com a Associação das Escolas de Surfe de Balneário Camboriú, do Corpo de Bombeiros e da Virada BC. Além da coleta dos resíduos e dos dados, por praticantes de Stand Up Paddle, será gerado um documento técnico através de um Biólogo Gestor Ambiental contendo sugestões para o gerenciamento público dos resíduos sólidos na Ilha.

Durante o evento o Projeto Prancha Ecológica, da associação Ecogaropaba, esteve presente com as suas pranchas fabricadas com garrafas PET, assim como o Studio FunSurf, que ofereceu diversas atividades físicas de treinamento funcional para o surfe.

Houve um encontro muito interessante durante o evento: O Projeto de surfe feminino “1001 Sereias”, de Balneário Camboriú, comandado pela lenda do surfe Saulo Lyra, interagiu com o Movimento “Elas Também Dropam”, de Florianópolis, comandado pela Diretora de Surf Feminino da FECASURF Tina Vilela. Na oportunidade, além da consequente interação e integração, Saulo abordou o tema Psicologia Esportiva com as atletas.

Click CamboriúEsporte3ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano agita a praia central de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias