• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí Sailing Team disputa Semana de Vela de Ilhabela

Equipe que representa a cidade vai novamente em busca do título da IRC na maior competição de vela oceânica da América Latina

itajai sailing
Aline Bassi/ Fotop

A equipe do Itajaí Sailing Team – barco embaixador do potencial turístico e náutico da cidade nas águas – está pronta para içar as velas do veleiro que leva o mesmo nome do time, de 7 a 15 de julho, quando participa na 44ª Semana de Vela de Ilhabela – maior competição de vela oceânica da América Latina, no litoral paulista. O primeiro e principal desafio da equipe já será no domingo, 9 de julho, quando a equipe itajaiense tentará repetir o excelente desempenho de 2016 na Regata Alcatrazes por Boroeste Marinha do Brasil – a mais longo do evento de vela – quando venceu a competição na categoria IRC.

A exemplo dos anos anteriores, na segunda-feira, 10 de julho, a equipe fará uma ação social em escolas da rede pública municipal. A Semana de Vela de Ilhabela proporciona uma infinidade de desafios com diferentes tipos de percurso, condições de vento e correntes, dando chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, a expectativa é chegar ao final da semana entre os melhores do Brasil. “Nossa tripulação tem como objetivo conseguir os melhores resultados possíveis na competição”, pontua Gastão.

Os itajaienses vão disputar a competição a bordo de um veleiro Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. A categoria ICR permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido.

A Semana de Vela de Ilhabela será também uma oportunidade para o barco que leva o nome da cidade divulgar e convidar velejadores e amantes da vela para visitar a Vila da Regada em Itajaí (SC), única parada da Volvo Ocean Race no Brasil, em abril de 2018. Na edição 2017-18, que começa em outubro, 12 cidades-sede pelo mundo fazem parte do evento.

O projeto Itajaí Sailing Team – que tem o patrocínio da APM Terminals, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Marina Itajaí, Molim e Clindex – têm como foco refletir o desenvolvimento econômico da região através do esporte.

Click CamboriúEsporteItajaí Sailing Team disputa Semana de Vela de Ilhabela
PUBLICIDADE

Últimas notícias