• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Corrida de longboard e Skate Street agitaram o centro de BC

O evento ainda arrecadou, como inscrição dos atletas, 62 kg de alimentos e 30 agasalhos que serão doados para instituições do município

(Bruna Horvath / Divulgação)
(Bruna Horvath / Divulgação)

No último final de semana (30 e 31), skatistas de várias idades e cidades catarinenses se reuniram na Praça Almirante Tamandaré, no Centro de Balneário Camboriú, para participar do campeonato “Skate na Praça” e da corrida de longboard “Push Race”. Além de divertir o público, o evento ainda arrecadou, como inscrição dos atletas, 62 kg de alimentos e 30 agasalhos que serão doados para instituições do município.

No sábado (30), a competição de Street Skate deu início ao final de semana das rodinhas e contou com a participação de 64 atletas. A categoria Mirim, base da modalidade, abriu o campeonato e mostrou que mesmo com pouca idade a nova geração de skatistas não tem medo de deslizar no asfalto e se arriscar nas manobras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os gêmeos de Tubarão (SC), Frederico e Enrico da Silva, 8 anos, além de irmãos, dividem também a paixão pelo skate. Os dois competiram na mesma categoria, Frederico foi o campeão com 90 pontos e Enrico ficou com a terceira posição com 85 pontos. O pai dos meninos, Adriano da Silva, 41 anos, é comerciante e acompanha os filhos em todas as provas. “Eles adoram o skate e todos da família incentivam, estou sempre levando eles para campeonatos”, conta o pai. O atleta mirim, Marcelo De La Vega Gonçalves, 11 anos, de Itapema foi quem ficou com a segunda posição na categoria com 87 pontos.

Na sequência entraram na pista os atletas da categoria Iniciante, que apresentaram um bom nível de skate e mostraram grandes disputas levando para a final os melhores atletas da região. Em terceiro lugar ficou o atleta de BC, Douglas Vinícius Gonçalves, em segundo, Eleandro Patrício da Costa de Itapema e em primeiro, Luan Hermesmeyer da cidade de Braço do Norte. Na categoria Amador, principal do evento, participaram vinte atletas que já são experientes e dominam manobras mais difíceis e elaboradas. O atleta de BC, Neto Duwe, foi o campeão, em segundo lugar ficou o atleta de Brusque, Nicolas Tomaz, e em terceiro Igor Flor também de BC.

Natural de Balneário Camboriú, o estudante de educação física, Neto Duwi, 18 anos, anda de skate desde os 9. Ele conta que começou a praticar o esporte como uma brincadeira de rua com os amigos, pois a influencia em casa era mesmo para a prática da Capoeira, pois o seu pai é mestre na modalidade. “Eu gosto muito de andar de Skate, no começo lembro que meu pai não gostou muito da ideia, mas depois me apoiou, além disso, acho que a elasticidade e equilíbrio adquiridos na capoeira me ajudaram com o skate também” conta. Neto também participou do evento como jurado da categoria de base.

O presidente da ADBC, Thiago Velasques, ressalta que ficou contente com o resultado do evento. “Com certeza a competição vai ficar marcada na história de Balneário Camboriú. Conseguimos mostrar que a modalidade tem uma grande atividade dentro de nossa cidade e que é importante valorizar o esporte, dar apoio e principalmente oportunidade para que nossos atletas cresçam e se desenvolvam em busca de seus sonhos” revela.

Push Race 

A corrida de Longboard fez sua estreia em Balneário Camboriú no último domingo (31) e movimentou a galera da região que pratica a modalidade e também participa de disputas de Downhill. Ao todo 32 atletas correram na primeira Push Race de BC, realizada com apoio da Guarda Municipal que destinou meia pista da Avenida atlântica para o percurso do evento que ia da Praça Tamandaré até a Rua 1001.

A corrida aconteceu em duas categorias, no Feminino, a prova foi disputada por três atletas, mas a skatista de Florianópolis, Fernanda Wagner, foi quem levou a melhor e venceu a prova. Já a categoria Amador contou com mais de vinte participantes, mas a final ficou entre os  atletas Oliver Pither de Jesus de Camboriú, Matheus Martins de Itapema, Pedro Henrique Pereira e Rafael Meloto de BC. O atleta Oliver assumiu a ponta já na largada deixando os outros competidores para trás e foi o campeão. Os três finalistas de cada categoria levaram para casa Skates novos, jogos de roda, camisetas e troféus como premiação oferecida pelos patrocinadores.

O skatista de downhill de BC, Igor Brenermars, 24, também participou da corrida e parabenizou o evento. “É muito bom pra cidade receber um evento da modalidade de longboard, é uma forma de mostrar essa vertente do Skate para o público que ainda não conhece o esporte” explica. Igor anda de skate desde os cinco anos de idade, mas há três assumiu o longboard como especialidade, ele representa o município em provas de Downhill e recentemente participou do brasileiro de Downhill trazendo para casa a medalha de bronze.

O casal de BC, Daniele Vodiani, 32, e Jéferson Moreira, 36, andam de longboard há um ano e começaram praticamente juntos. Os dois ressaltaram a importância de ter eventos de longboard na cidade e até quem sabe surgir uma associação para o esporte. Já Marcelo Santos, 27, é recreador de eventos e também um apaixonado pelo skate, por isso, ele aproveitou para participar da corrida e animar o público presente vindo fantasiado de Capitão Jack Sparrow, o famoso pirata do filme Piratas do Caribe. “Estou aqui para me divertir” ainda ressaltou o skatista. O atleta Elvis Dias Ribas também chamou a atenção da platéia ao correr fantasiado de Chico Bento.

Click CamboriúEsporteCorrida de longboard e Skate Street agitaram o centro de BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias