• O portal de notícias de Balneário Camboriú

4ª Edição da Cãominhada de BC acontece neste domingo (27)

Foto: Silvia Bomm / Divulgação
Foto: Silvia Bomm / Divulgação

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), com apoio de um grupo de voluntários, promove no próximo domingo (27) a 4ª edição da Cãominhada, conforme lei municipal (2975/2009) no Calendário Oficial do Município. O vento prevê conscientização da comunidade para que os cães de rua não sejam expostos a sofrimento, para dar proteção a esses animais e ainda promover a segurança e saúde da população. A Cãominhada está prevista para iniciar às 15h na Praça Almirante Tamandaré com desfiles, concurso e sorteios de brindes e logo depois a marcha canina pelas ruas do centro. As inscrições são realizadas momentos antes do evento, no local.

Conforme explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a Cãominhada tem grande importância, porque destaca itens como a castração dos animais de rua, a denúncia de maus tratos, a promoção da vacinação dos animais, o adestramento, o recolhimento de dejetos dos cães das vias públicas, a obrigatoriedade do uso de focinheiras por animais de grande porte, a proibição dos animais em locais como praias e ainda a arrecadação para trabalhos voltados à proteção e/ou adestramento de cães guia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“É necessária a participação da comunidade, para que nossos animais não sejam vítimas de abandono, doenças e maus tratos, tampouco exponham moradores e turistas a riscos. Por isso, destaco o trabalho das organizações não governamentais da cidade e região e também dos protetores e voluntários, que não medem esforços para cuidar desses animais”, analisou convidando todos a participarem do evento, que é gratuito.

A Cãominhada terá primeiro o desfile de cães adotados, com sorteio de brindes aos participantes cedidos pelas empresas Royal Canin e Chef di Animale. Na sequência, serão coroados a Miss Dog Balneário Camboriú 2014, a Miss Dog Simpatia BC 2014 e o Mister Dog BC 2014. Os vencedores, escolhidos por jurados selecionados pela organização terão troféus e brindes e ainda receberão coroa e faixa do título conquistado. Assim que finalizar essa etapa, todos estarão convidados a levar seus cães para um passeio pela Avenida Atlântica até a Avenida Alvin Bauer, e retornando à praça pela Avenida Brasil, numa grande ”Cãominhada”. Quem não tiver um cãozinho, também é convidado a participar para reforçar a conscientização do evento.

A voluntária Heloísa Knabben Gaertner, responsável pela organização, explicou sobre a necessidade de todos entenderem que é necessário ”fazer a diferença”, inclusive, esse é o lema desta edição. “Ao denunciar irregularidades, ou na ajuda em cuidados aos animais recolhidos, auxiliando nas doações e em tantas outras iniciativas, é possível não apenas repassar o problema para terceiros, mas ajudar a resolvê-lo. Nosso maior obstáculo hoje é a quantidade de animais soltos nas ruas dos bairros, onde até bichos que tem donos não ficam em terrenos fechados, mas nas vias públicas”, analisou.

Click CamboriúDiversãoVariedades4ª Edição da Cãominhada de BC acontece neste domingo (27)
PUBLICIDADE

Últimas notícias