• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Quase 4 mil pessoas prestigiam a quarta edição do Cinerama.BC

corujas de ouro

Quase 4 mil pessoas compareceram à quarta edição do Festival Internacional de Cinema, CINERAMA.BC, que aconteceu em Balneário Camboriú de 6 a 13 de abril. Além do recorde de público, houve também recorde de inscrições: a curadoria, assinada por Barbara Sturm, recebeu 809 curtas-metragens e 188 longas de todo o mundo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Essa construção iniciou há quatro anos e está dando frutos positivos. “Sabemos que esse processo de formação de público é lento, mas estamos felizes porque é um cinema que não existia disponível na região, ainda é difícil encontrar fora do festival esse tipo de filme, por isso é gratificante ver que mais pessoas estão buscando e acreditando no festival”, comemora o organizador André Gevaerd.

Foram exibidas cerca de 50 obras nas atividades que aconteceram na Praça Tamandaré, Cine Itália, SESC Balneário Camboriú e Praia do Estaleiro: Competição Oficial, Cineramabc Vivo, Mostra Catarina, Residência Cineramabc, Sessão Corujinha e 3º Prêmio Cineramabc de Curta-metragem.

Internacionalização

O destaque dos organizadores em 2014 foi o FOCO BÉLGICA, que trouxe diversas obras do país europeu e deu origem ao 1º ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BR-BE, o primeiro do mundo com este tema específico. “Esperamos que isso incentive a ANCINE e os Ministérios da Cultura da Bélgica a realizarem um tratado de coprodução, pois ficou provado o grande interesse dos produtores brasileiros e belgas na parceria”, comentou o organizador André Gevaerd.

Outro ponto alto foi a forte presença de convidados internacionais que estiveram em contato direto com o público. Mais de 30 estrangeiros e 70 brasileiros, profissionais e envolvidos com o setor audiovisual, estiveram representando países como Bélgica, Israel, Sérvia, EUA, Argentina, França, Letônia, Portugal, Alemanha, entre outros. Inclusive a ministra conselheira da Embaixada da Bélgica no Brasil, Sophie Hottat, participou do festival e entregou um prêmio de reconhecimento ao mérito ao diretor Damien Chemin e aos produtores Valérie Bournonville e Paula Gomes pelo filme “A Pelada”, co-produzido pelos dois países e exibido na última sessão.

O CineramaBC é realizado há quatro anos em Balneário Camboriú (SC) e conta com apoio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), Cinema do Brasil, Ministério da Cultura, Embaixada da Bélgica no Brasil, Consulado Geral da Bélgica no Brasil, Fédération Wallonie-Bruxelles, Wallonie Bruxelles Images, Flanders Image, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, Funcultural, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Balneário Camboriú Convention and Visitor Bureau, Sindisol e Sesc Balneário Camboriú.

Os premiados

O prêmio Coruja de Ouro existe desde a primeira edição e é escolhido por um júri especializado, composto todos os anos por profissionais do setor. O público também vota, em todas as sessões, e faz sua escolha de Melhor Filme. Além disso, há o Prêmio da Crítica, escolhido por críticos de cinema.

Coruja de Ouro 2014

Longa Metragem

Melhor Filme – LE JOUR DU MINEUR/O DIA DO MINEIRO, de Gael Mocaer
Melhor Filme Segundo o Júri Popular 2014 – MAMAROSH, de Momcilo Mradovick]
Melhor Atriz – Mira Banjac do filme MAMAROSH, de Momcilo Mradovick.
Melhor Ator – Oz Zehavi do filme PARADISE CRUISE/Cruzeiro ao Paraíso
Melhor Direção – Bas Devos pelo filme VIOLET

Menção Honrosa pelo Juri Longa Metragem

Pelo Roteiro – PARADISE CRUISE/ CRUZEIRO AO PARAÍSO, de Matan Guggenhein
Pela Montagem – L’etrange Colour des larmes de ton corps/A estranha cor das lágrimas do seu corpo, de Bruno Forzani e Helene Cattet

Curta Metragem

Melhor Curta Metragem – AS GAIVOTAS de Zeno Greton
Menção Honrosa para Curta Metragem – NORMAN de Robbe Vernaeke

Prêmio da Crítica 2014

O artista Hans Op de Beeck recebeu o prêmio da crítica pelo conjunto da obra, diversidade de suportes e por mostrar um cinema que foi uma descoberta para todos. Hans, muito elogiado, é um artista visual belga e tem um trabalho que mistura fotografia, pintura, escultura e projeções. O prêmio foi escolhido por jornalistas especializados, convidados do festival, e entregue por Christian Petterman, que completou recentemente 28 anos de atividade na crítica cinematográfica.

Click CamboriúDiversãoVariedadesQuase 4 mil pessoas prestigiam a quarta edição do Cinerama.BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias