• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Exposição interativa celebra 30 anos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

Mostra no Paço Municipal apresenta acervo e serviços oferecidos pelo órgão

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú celebra três décadas com uma exposição interativa no Paço Municipal, uma oportunidade para o público conhecer o acervo e os serviços do órgão.

Para marcar os 30 anos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, uma exposição interativa será realizada no Paço Municipal, localizado na Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações, de 28 a 30 de novembro, das 14h às 17h. Essa exposição apresentará amostras do acervo do arquivo, revelando documentos, fotos, filmes, jornais e mapas que narram a história e o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O evento proporcionará aos visitantes a chance de conhecer as técnicas de conservação de documentos, aprender sobre consultas e pesquisas, além de descobrir os diversos serviços oferecidos pelo Arquivo Histórico.

Localizado na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500, no mesmo prédio da Biblioteca Municipal Machado de Assis, o Arquivo Histórico possui um rico acervo que inclui plantas arquitetônicas, mapas, documentos e fotos que testemunham a evolução de Balneário Camboriú ao longo dos anos. Além disso, a maior parte desse acervo é resultado de doações da comunidade, reconhecendo a importância do arquivo como um centro de preservação da história e conhecimento da região.

Os materiais do Arquivo Histórico são utilizados para diversas finalidades, desde processos judiciais até projetos arquitetônicos, ambientais e sociais. Além disso, o órgão recebe escolas mediante agendamento, proporcionando a estudantes o acesso a esse rico material histórico.

No âmbito das celebrações pelos 30 anos do Arquivo Histórico, a Fundação Cultural lançou em maio de 2023 o Prêmio Álvaro Antônio da Silva de Incentivo a Publicações de Obras Relacionadas à Memória e ao Patrimônio Histórico-Cultural de Balneário Camboriú. O prêmio homenageia Álvaro Antônio da Silva, ex-prefeito e ex-vereador da cidade, falecido em 2020. Álvaro foi um dos incentivadores da cultura e contribuiu significativamente para o acervo do Arquivo Histórico.

Inaugurado em 20 de julho de 1992, o Arquivo Histórico teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores em 29 de novembro de 1993. O engenheiro civil Jurandir Knabben foi responsável por iniciar o processo de criação do arquivo, ao se interessar pela história da sua família e perceber a necessidade de resgatar documentos da cidade que estavam em condições inadequadas na Secretaria de Obras. A partir disso, Jurandir contou com a colaboração de Ângelo Christoffoli e Isaque de Borba Correa para resgatar os materiais e, posteriormente, como vereador, foi o autor do projeto de lei que criou o Arquivo Histórico.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaExposição interativa celebra 30 anos do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias