• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Fotógrafo da natureza Araquém Alcântara faz palestra gratuita em Balneário Camboriú

3o BC Foto Festival terá palestra gratuita com o fotógrafo Araquém Alcântara - referência internacional em fotografia de natureza - no dia 27 de agosto

Araquém Alcântara
Divulgação

Araquém Alcântara, apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país, é um dos palestrantes da 3ª edição do BC Fotofestival. Ele foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society, denominada “Bichos do Brasil”. A palestra “Araquém Alcântara, Colecionador de Mundos – 50 anos de fotografia” – gratuita e aberta ao público – será no dia 27 de agosto (domingo), às 19h30min, aberta ao público. Para participar, é preciso se inscrever no site do festival (bcfotofestival.com.br). O BC Foto Festival tem apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Fundação Cultural.

De notoriedade internacional, o trabalho de Araquém tornou-se hoje uma referência e fonte de inspiração para os novos fotógrafos. Em seu currículo, consta a produção de 44 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, de 2007; o Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, de 2007; e Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, de 2006.

Sobre o Festival

A terceira edição do BCFoto Festival será realizada de 24 a 27 de agosto, em Balneário Camboriú (SC). O evento promete o intercâmbio de experiências entre amadores e profissionais, além de reunir nomes consagrados da fotografia em palestras e workshops abertos ao público. As atividades serão realizadas no Teatro Municipal Bruno Nitz, na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú e também nas dependências do SESC do município.

No total, serão quatro palestras, 15 oficinas, três aulões e exposições pela cidade. No centro das atenções estarão nomes consagrados como Rosely Nakagawa, Ronaldo Entler, Lucila Horn, Nilo Biazzetto e Kazuo Okubo, que vão apresentar, ensinar e inspirar outros fotógrafos e criativos a ver o mundo com olhos diferentes.

Este ano o festival terá também o “circuito lambe – lambe”, que são exposições dos selecionados pela convocatória de artistas nos tapumes da construtora FG espalhados por toda a cidade. A programação contará também com exposição de obras dos artistas Cássio Vasconcellos, Evandro Teixeira, Alexandre Sequeira, Marcelo Greco, Marcelo Pretto, Alan Marques, Valdemir Cunha e Renato Rocha Miranda, que já passaram pelo BC Foto Festival.

Todas as palestras serão gratuitas mas, para participar, é preciso se inscrever pelo site do festival. Já as oficinas terão um custo que varia de R$ 149 a R$ 249.

AGENDA

3º BC Foto Festival
Data: 24 a 27 de agosto
Locais: Teatro Municipal Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte e dependências do SESC de Balneário Camboriú
Inscriçõeswww.bcfotofestival.com.br

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaFotógrafo da natureza Araquém Alcântara faz palestra gratuita em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias