• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Grupo de Itajaí estreia espetáculo de Rua “Homem Pedal”

O espetáculo tem estreia marcada para sexta-feira (dia 17), às 17 horas, na Rua Hercílio Luz

(Karoline Gonçalves / Divulgação)
(Karoline Gonçalves / Divulgação)

O trabalho dos atores é o ponto de partida principal para uma encenação que aproxima realidade e ficção. Em cena, uma bicicleta, dois amigos e a busca incansável pela marca mundial: a quebra do recorde e a possibilidade de ir para o Guinness Book. Este é o fio condutor de “Homem Pedal”, espetáculo livremente inspirado no texto “El Amateur”, do autor argentino Maurício Dayub.

A Direção ficou a cargo do experiente Dr. André Carreira, que atua com pesquisa teatral e é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O projeto também contou com a Orientação Cênica de Valéria de Oliveira, atriz no grupo Porto Cênico e docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O espetáculo tem estreia marcada para sexta-feira (dia 17), às 17 horas, na Rua Hercílio Luz – Centro (Itajaí). “O processo de montagem do espetáculo esteve apoiado no trabalho de uma atuação que levasse os atores aos seus limites. Nas possibilidades de confusão entre o que é teatro e o que pode ser real nesta ‘quebra do recorde’”, acrescenta o professor Dr. André Carreira que orientou a pesquisa e a criação do espetáculo.

O espetáculo nasce a partir do desejo dos atores do Grupo Risco de Teatro de trabalhar na rua e, desta forma, buscar uma nova maneira de se relacionar com a cidade, com o ambiente e estabelecer uma nova forma de ação e recepção.

A proposta objetiva a descobrir a rua, relacionando isso com os princípios da linguagem do bufão e, sobretudo, e a partir disso, se abrir para um processo de pesquisa, criação e formação, apostando em parcerias profissionais.

O Bufão (personagem grotesco, banido e não condizente com os padrões estabelecidos pela sociedade,) representa o ser humano em estado bruto – amoral, complexo, múltiplo – fazendo com que o espectador não se identifique com as personagens, mas as reconheça em suas contradições.

“Acompanhar e orientar os atores nesse processo também instigou meu olhar frente ao trabalho do ator em tempos de crise do próprio fazer teatral, afinal que teatro fazemos e como nos relacionamos com a plateia nesse século? Assim posso dizer que ao final desse processo colocamos a público uma obra de arte instigante do ponto de vista da sua concepção e encenação”, enfatiza a orientadora cênica, Valéria de Oliveira.

O espetáculo tem apoio da Fundação Nacional de Artes e Prefeitura de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Sobre o Grupo

O Grupo Risco de Teatro é composto pelos atores Otávio Barwinski, Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos. A formação teatral de ambos iniciou no A.E.C.A (Alunos do Exercício Cênico Anchieta) e com apresentações em teatros, festivais e principalmente em escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em 2013, o trio fundou o Grupo Risco de Teatro, com sede na cidade de Itajaí, (SC). Levam no repertório os espetáculos: Cem Dias, Mania de Moraes Menino, Minha História, Ordem e Progresso e Como um biscoito me fez descobrir o Brasil. O grupo é filiado à Rede Itajaiense de Teatro e à Federação Catarinense de Teatro (Fecate).

Serviço:
“Homem Pedal” – Espetáculo de Rua
Estreia: Sexta-feira (17 de julho)
Às 17 horas, Rua Hercílio Luz, Centro – Itajaí – Próximo a Sociedade Guarani

Ficha Técnica
“Homem Pedal” – Espetáculo livremente inspirado no texto “El Amateur”, do autor Maurício Dayub
Grupo Risco / Produção
Rodolfo Lemos e Rafael Orsi de Melo / Criação Cênica
André Carreira / Direção
Valéria de Oliveira / Orientação Cênica
Subjétil / Assessoria de Comunicação
Diego Miranda e Karoline Gonçalves/ Fotografias
Leandro Maman/ Design Gráfico
Kim Kauã e Sarah Uriarte / Arte Visual
Cláudia Sachs / Preparação corporal

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaGrupo de Itajaí estreia espetáculo de Rua “Homem Pedal”
PUBLICIDADE

Últimas notícias