• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Estreia do Itajaí em Cartaz traz espetáculos em dois turnos

estardalhaço
A peça Estardalhaço, da Traço Cia. De Teatro, de Florianópolis é a primeira a se apresentar.

ITAJAÍ (SC) – A 8ª edição do Itajaí em Cartaz abre a semana teatral com espetáculos em dois turnos para facilitar o acesso ao público. O tradicional cortejo, partindo da Igreja Matriz, às 10h, em direção à Avenida Hercílio Luz, marca o início do evento. A peça Estardalhaço, da Traço Cia. De Teatro, de Florianópolis é a primeira a se apresentar, logo após o cortejo, em um espetáculo de rua. A apresentação será em frente ao container, ao lado do Banco Bradesco. Com classificação livre, Estardalhaço conta a história de dois palhaços que estendem sua lona e se preparam para estrelar o maior espetáculo da Terra. No repertório, a história de amor do palhaço Leonardo DiCaprio e sua Julieta, suas vidas e mortes, amores e guerras.

À noite, diretamente de Belo Horizonte para Itajaí, o Grupo Teatro Invertido apresenta Os Ancestrais. A montagem parte de uma situação fantástica para abordar temas como os laços familiares e a noção de propriedade da terra no Brasil. A história trata das contradições dos relacionamentos familiares e do abismo existente entre os desejos individuais que permeiam essa convivência numa situação limite, de construção de uma nova ordem após uma grande tragédia. Além de três temporadas em Belo Horizonte, o espetáculo já se apresentou em Curitiba (PR), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Presidente Prudente (SP), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No Itajaí em Cartaz, realizado pela Rede Itajaiense de Teatro e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Brasfrigo, a peça será exibida em duas sessões, a primeira às 18h30min, e a segunda, às 21h, no Teatro Municipal de Itajaí. Os ingressos custam R$ 16 inteira e R$ 8 meia entrada. As pessoas que levarem um quilo de alimento não perecível ou um agasalho também terão direito à meia entrada.

No domingo (18/5), a programação segue com os espetáculos Ardoris, às 16h, e Em respeito à dor, às 21h, que serão apresentados no Teatro Municipal de Itajaí. Na segunda-feira (19/5) a programação começa cedo com Oficina de Literatura e Teatro na Casa da Cultura Dide Brandão a partir das 8h.

 

Ardoris – Grupo Ilustríssimos Senhores (Itajaí)

Fátima é a sétima filha, nascida em noite de lua cheia e, neste dia, nasce também a sua sina. Ela é deixada, dentro de um cesto, na porta de uma casa. Quem a acolhe é Olga, uma senhora bondosa, de estranho comportamento. A infância de Fátima é narrada pelos seus pensamentos. Ouve vozes, sussurros, sibilos. Está com 20 anos. Lembra que há muitos anos, conheceu a lenda de Ardoris, um ser mitológico, coberto de fogo, que tem a missão de proteger matas e florestas. O que Fátima ainda não sabe é que Ardoris é a transformação de uma sétima filha, nascida em lua de fogo.

 

Em respeito à dor – Karma Cia. de teatro (Itajaí)

Três personagens distintos sem qualquer relação entre si. O que os une é o fato de estarem juntos naquele momento de suas existências carregando seus pesos. Com a consciência de que o homem é responsável pelo o que é e por tudo o que construiu até o presente momento, os personagens então expõem suas angústias ao público. Mais do que isso, expõem fragilidades do ser humano como ser humano, com histórias de vida que todos nos reconhecemos.

 

Programação:

Sábado (17/5)
10h – Cortejo de Abertura

Local: Calçadão da Rua Hercílio Luz (Saída da Igreja Matriz)

11h – Espetáculo de abertura: Estardalhaço
Traço Cia. de Teatro – Florianópolis – SC
Local: Rua Hercílio Luz, ao lado do Bradesco
Classificação: Livre

18h30min e 21h – Espetáculo convidado: Os Ancestrais
Teatro invertido – Belo Horizonte – MG
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Limite de público por sessão: 100 lugares
Classificação: 14 anos

Domingo (18/5)
16h – Ardoris
Ilustríssimos Senhores – Itajaí
local: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação: 8 anos

21h – Em respeito à Dor
Karma Cia. De Teatro – Itajaí
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação: 14 anos

Segunda-feira (19/5)
8h às 12h – Oficina: Literatura e Teatro: Práticas de leitura e escuta do texto 
Com Heloise Baurich Vidor
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

14h – Debate: Ardoris e Em respeito à Dor
local: Hall do Teatro Municipal de Itajaí

19h – Espetáculo de rua: Pombos transmitem doenças
Coletivo sem título
Local: Em frente ao Teatro Municipal de Itajaí

21h – Espetáculo convidado: Beatriz
Círculo Artístico Teodora – Florianópolis – SC
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Limite de Público: 150 lugares
Classificação: 12 anos

A Rede Itajaiense de Teatro

A Rede Itajaiense de Teatro foi criada em junho de 2009 a partir da necessidade de um coletivo de grupos de teatro com identidades diversas, porém, com objetivos em comum. Esse movimento resolveu formalizar-se para, através da sua institucionalização, ganhar força e liberdade na hora de gerir seus projetos já existentes e também criar novas frentes de trabalho. Atualmente, a Rede Itajaiense de Teatro conta com doze coletivos e dois artistas independentes associados.

 

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaEstreia do Itajaí em Cartaz traz espetáculos em dois turnos
PUBLICIDADE

Últimas notícias