
ITAJAÍ (SC) – Além de espetáculos que vão desde a comédia, passando pelo drama até o teatro de bonecos, a 8ª edição do Itajaí em Cartaz promove workshop e oficinas sobre as peças exibidas, e ainda debates e discussões sobre a dramaturgia em geral. Nesta quinta-feira (22/5), Gregory Haertel, Jucca Rodrigues e Silvestre Ferreira se reúnem no Teatro Municipal, às 17h, para uma mesa-redonda com o tema dramaturgia. “Há uma carência de informação e vivência dos grupos da cidade sobre o assunto, poucos são os que criam dramaturgias próprias. Por isso queremos discutir e ampliar o tema”, comenta um dos organizadores do evento, Mauro Filho.
O espetáculo convidado para encerrar a noite desta quinta-feira, no Teatro Municipal de Itajaí, vem de Porto Alegre (RS). A Cia Mútua apresenta: Natalício Cavalo, uma peça que lança um olhar festivo à experiência da mortalidade, entendendo que vida e morte são parte de um só movimento. A personagem vive suas vidas e várias mortes em aventuras poéticas pelos caminhos do Sul, um anti-herói que transita entre a cidade e os pampas durante o século 20. Confira a sinopse de outros espetáculos que serão apresentados ao longo do dia:
O Menino Maluquinho: é um espetáculo solo de teatro de animação com Jô Fornari, baseado no livro homônimo de Ziraldo. Busca, por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos, o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis “à moda antiga”.
Contos Notívagos: a história é sobre um locutor que faz seu programa de todas as madrugadas para os que estão sós, para os que não conseguem dormir. Nesse programa, ele conta histórias de realismo fantástico, noite após noite, madrugada adentro, sempre com a desconfiança de que ninguém o está ouvindo.
A Rede Itajaiense de Teatro
A Rede Itajaiense de Teatro foi criada em junho de 2009 a partir da necessidade de um coletivo de grupos de teatro com identidades diversas, porém, com objetivos em comum. Esse movimento resolveu formalizar-se para, através da sua institucionalização, ganhar força e liberdade na hora de gerir seus projetos já existentes e também criar novas frentes de trabalho. Atualmente, a Rede Itajaiense de Teatro conta com 12 grupos e dois artistas independentes associados.
Quinta-feira (22/5)
8h às 12h – Workshop: A exposição da palavra dramática – Exercícios práticos para uma dramaturgia contemporânea,com Stephan Baumgartel
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
14h – Debate – Exílios
Local: Teatro Municipal de Itajaí
15h – O menino maluquinho
Cia Andante Produções Artísticas – Itajaí
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Limite de Público: 250 lugares
Classificação: 3 anos
17h – Mesa-redonda – Dramaturgia
Com Gregory Haertel, Jucca Rodrigues e Silvestre Ferreira
Local: Teatro Municipal de Itajaí
19h – Contos Notívagos
Cia Experimentus Teatrais – Itajaí
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Limite de Público: 100 lugares
Classificação: 14 anos
21h – Espetáculo convidado: Natalício Cavalo
Cia Rústica – Porto Alegre – RS
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação: 16 anos
Sexta- feira (23/5)
8h às 12h – Oficina: Poéticas festivas, com Cia Rústica – Porto Alegre – RS
Onde: Casa da Cultura Dide Brandão
14h – Debate: Menino maluquinho e Bolsa amarela
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
16h – Uma viagem para se encantar
Grupo AsMaricota – Itajaí
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação: Livre
21h – Espetáculo convidado: Clube do Fracasso
Cia Rústica – Porto Alegre – RS
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação: 16 anos