Santa Catarina está com 8.714 vagas de emprego abertas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e a região do Vale do Itajaí lidera o ranking com 2.446 oportunidades disponíveis. O número expressivo reforça a força do mercado de trabalho no estado, especialmente em setores estratégicos como indústria, comércio e serviços.
No Vale do Itajaí, cidades como Indaial (584 vagas), Balneário Camboriú (406) e Blumenau (213) se destacam na geração de empregos. Ao total, no estado, 459 vagas são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCDs). O objetivo é ampliar a inclusão no mercado de trabalho e atender a demanda crescente por profissionais em diversas áreas e níveis de escolaridade.
Além do Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis também reúne um número significativo de vagas, somando 2.199 oportunidades, com destaque para os municípios de São José (1.049 vagas, 123 para PCDs), Tijucas (666) e Florianópolis (286, 36 para PCDs). A região se destaca por sua atuação nos setores de comércio, tecnologia, construção civil e serviços.
Para se candidatar, os interessados devem procurar a unidade do Sine mais próxima ou acessar os canais digitais, como o portal Emprega Brasil. No site, é possível conferir os requisitos de cada vaga e realizar o encaminhamento para os processos seletivos.
A ampla oferta de vagas é reflexo do dinamismo da economia catarinense. “Nosso desafio agora é fazer com que mais pessoas conheçam as oportunidades e se candidatem. O Sine é um canal essencial para essa conexão entre trabalhadores e empresas”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Serviço de Santa Catarina, Silvio Dreveck.