• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Viajar é fazer escolhas

Ao saber que faço de três a quatro viagens internacionais por ano, algumas logo já soltam: “Tá rico, hein?! Levando vida de marajá!”

As pessoas que me conhecem e sabem que meu hobby é viajar acabam compartilhando notícias, postagens, dicas, fotos e tudo o que gira em torno deste universo das viagens. E um deles foi uma postagem de um blog chamado Marina Viaja, que trata de algo que eu preciso sempre justificar às pessoas. É que ao saber que faço de três a quatro viagens internacionais por ano, algumas logo já soltam: “Tá rico, hein?! Levando vida de marajá!”. Assim como no texto da Marina, sempre saliento a mesma defesa: viajar é fazer escolhas!

Muita gente aproveita sextas-feiras e sábados para ir para a balada. Investem em roupa, ingressos, estacionamento, gasolina, bebida, talvez um esquenta e até um jantar num restaurante antes. Já contabilizou os custos disso tudo? E se multiplicar pelo número de finais de semana todos os meses?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Enquanto isso, passo minhas sextas e sábados em programas bem mais em conta, às vezes encontro com amigos, uma janta em casa feita por mim mesmo (…)

Além disso, tem todo o esforço mensal. Sabe abastecer o carro? Eu só faço em posto de combustível que  me dá pontuação para que eu troque por milhagens. Cartão de crédito ou débito também. Também faço questão de investir R$ 150 todos os meses na compra de mais milhas. Há programas que iniciam com somente R$ 30 e com eles dá para fazer uma viagem anual para países mais próximos, como os da América do Sul.

Blogs de viagem, sites de notícias sobre o setor, aplicativos que informam sobre viagens baratas, comunidades nas redes sociais? Estou em tudo! Sei de cada promoção, testo os valores, simulo as datas, confirmo se são mesmo reais. É o meu hobby, lembram?!

E este foco é importante. Minha vida está ligada às viagens. Tem gente que curte carros, eu prefiro manter o meu que está bom a fazer a troca todos os anos. Tudo o que preciso comprar e que não é uma real necessidade, faço a conversão para passagens + hospedagem em algum lugar para ver se não é melhor encarar mais um voo.

Tenho realizado encontros com amigos e colegas de trabalho para dar dicas sobre como viajar barato e mais vezes. Por isso separei algumas dicas:

  • Planeje com antecedência, tenha foco e determinação.
  • Saiba a data das suas férias para poder ter um planejamento efetivo.
  • Fique atento também aos feriadões no Brasil e no Exterior.
  • Troque informações com amigos ou gente que também adora viajar pelas redes sociais.
  • Conheça os vários programas de milhagem e os critérios de pontuação de cartões de crédito, débito e abastecimento de combustível.
  • Tenha uma cartão de crédito internacional porque algumas vendas de passagem só será possível com ele.
  • Tenha um amigo viajão para poder dividir hospedagem.
  • Esteja disposto a experimentar meios alternativos de hospedagens, como hostels e campings.
  • Coloque uma meta de valor a ser economizado para viagens todos os meses.
  • Nem sempre o roteiro dos sonhos é o mais barato. Comece por aquele que for mais em conta, mas comece.
  • Existem locais em que o real é moeda valorizada. Fique atento a isso também.
PUBLICIDADE

Últimas notícias