• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Casa Linhares precisa de uma restauração urgente

Imagem2309
Casa Linhares

Uma das casas mais antigas de Balneário Camboriú, localizada na Rua Emanuel Rebelo dos Santos, 1079, Bairro da Barra. O imóvel ainda preserva as características das construções dos anos 50, A Casa atualmente está locada para a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. A Casa Linhares como é conhecida abriga a Escola de Arte e Artesanato, um projeto da Prefeitura Municipal desde 2004.

Imagem2304

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um imóvel de importância histórica está sofrendo com o passar dos anos e pelo descaso de seus proprietários e da atual administração municipal (atual ocupante do imóvel). O imóvel precisa de uma restauração urgente, sua pintura está se soltando, tem rachaduras espalhadas por toda a estrutura. A Casa é um dos pontos turísticos do município pela sua história e por estar em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.

Leia abaixo parte da história da Casa Linhares.

Imagem2303
Casa Linhares

A Casa Linhares, remanescente nos anos 50, é uma edificação em alvenaria, de dois pavimentos, com telhado de quatro-águas, sustentado por vigas de madeira maciça falquejada, que no linguajar local significa “cortada à facão”. A história que envolve a casa reforça a riqueza do local. Construída para moradia do casal Ademar Linhares e Néia Bastos, com recursos de uma boa negociação do café da região, teve suas telhas especialmente encomendadas com a primeira forma da Cerâmica Bastos (Camboriú). Ademar Linhares, montou a primeira mercearia do local, que abastecia todas as famílias que moravam nas praias agrestes. Posteriormente, a casa abrigou a primeira farmácia da Barra, e uma barbearia, e hoje abriga a sede da Escola de Arte e Artesanato “Cantando, Dançando e Tecendo nossa História”, devido a suas características estéticas, históricas e por sua localização, em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA

Mais Fotos:

1 COMENTÁRIO

  1. Tomara que seja feita restauração mesmo.
    Infelizmente, aqui na região, casas antigas sao tratadas como casas velhas.

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoCasa Linhares precisa de uma restauração urgente
PUBLICIDADE

Últimas notícias