Casa Linhares precisa de uma restauração urgente

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Casa Linhares

Uma das casas mais antigas de Balneário Camboriú, localizada na Rua Emanuel Rebelo dos Santos, 1079, Bairro da Barra. O imóvel ainda preserva as características das construções dos anos 50, A Casa atualmente está locada para a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. A Casa Linhares como é conhecida abriga a Escola de Arte e Artesanato, um projeto da Prefeitura Municipal desde 2004.

Um imóvel de importância histórica está sofrendo com o passar dos anos e pelo descaso de seus proprietários e da atual administração municipal (atual ocupante do imóvel). O imóvel precisa de uma restauração urgente, sua pintura está se soltando, tem rachaduras espalhadas por toda a estrutura. A Casa é um dos pontos turísticos do município pela sua história e por estar em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.

Leia abaixo parte da história da Casa Linhares.

Casa Linhares

A Casa Linhares, remanescente nos anos 50, é uma edificação em alvenaria, de dois pavimentos, com telhado de quatro-águas, sustentado por vigas de madeira maciça falquejada, que no linguajar local significa “cortada à facão”. A história que envolve a casa reforça a riqueza do local. Construída para moradia do casal Ademar Linhares e Néia Bastos, com recursos de uma boa negociação do café da região, teve suas telhas especialmente encomendadas com a primeira forma da Cerâmica Bastos (Camboriú). Ademar Linhares, montou a primeira mercearia do local, que abastecia todas as famílias que moravam nas praias agrestes. Posteriormente, a casa abrigou a primeira farmácia da Barra, e uma barbearia, e hoje abriga a sede da Escola de Arte e Artesanato “Cantando, Dançando e Tecendo nossa História”, devido a suas características estéticas, históricas e por sua localização, em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA

Mais Fotos:

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -