- PUBLICIDADE -

Motoboy: profissão de risco

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

sanzioA palavra “Motoboy” é formada pela junção das palavras “motocicleta” e “boy” (termo inglês para “garoto”).

O motoboy é um profissional que realiza trabalhos árduos e, por muitas vezes, passa dias e noites ininterruptas realizando a entrega de vários tipos de alimentos, documentos, além de realizarem pagamentos bancários, entre outros produtos e serviços.

Em razão de se tratar de uma profissão que possui alto índice de acidentes, muito já se discutiu sobre o enquadramento do motoboy na categoria daqueles que tem direito ao adicional de periculosidade, que nada mais é que um plus de 30% ao salário do empregado, atualmente devido ao grupo os trabalhadores expostos a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e aqueles que atuam na segurança pessoal ou patrimonial.

A dúvida que antes existia, acabou.

Na última semana, mais precisamente no dia 20/06/2014 foi publicada a Lei 12.997/2014 no Diário Oficial da União, que acrescenta o § 4º ao artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A partir de agora, os empregados que utilizam a motocicleta no exercício de suas atividades profissionais têm direito a adicional de periculosidade de 30% sobre o valor do seu salário.

O adicional somente é devido aos empregados com carteira assinada e que prestam serviço como empregado, motivo pelo qual ficam excluídos do aumento salarial os autônomos, os que trabalham por conta própria ou em cooperativas.

Vale lembrar que a obrigatoriedade do empregador em pagar o adicional somente começará a ser exigida após a regulamentação da Lei pelo Ministério do Trabalho.

Até lá, todo cuidado é pouco!

 

Sânzio Rodrigues de Oliveira
OAB/SC 34.660-B


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.