• O portal de notícias de Balneário Camboriú

A disputa pela presidência da Câmara de Balneário Camboriú

Três vereadores já se movimentam em busca da vitória

Leonardo Piruka (PP), Marcos Kurtz (PMDB) e Pedro Francez (PR) estão entre os nomes mais cotados para presidir a casa legislativa em 2017.
Leonardo Piruka (PP), Marcos Kurtz (PMDB) e Pedro Francez (PR) estão entre os nomes mais cotados para presidir a casa legislativa em 2017.

Mal acabou a eleição que decidiu quem seriam os dezenove vereadores da Câmara de Balneário Camboriú, e aqueles que foram eleitos entraram em outra disputa: a da presidência da Casa.

Ao contrário do que muitos pensam, o vereador mais votado da eleição não assume a presidência da câmara. Este cargo é ocupado pelo vereador escolhido em uma eleição feita não pelos eleitores da cidade, mas de forma indireta pelos vereadores que assumem na nova legislatura.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em um legislativo mais amplo, agora com dezenove membros, o presidente será aquele que tiver o maior número de votos dos seus colegas e esta será uma tarefa difícil já que três vereadores se movimentam em busca da vitória.

Cada candidato à presidência tem ligação com um candidato a majoritária. Pelo lado de Jade (PMDB), a candidata apoiada pelo atual prefeito Edson Piriquito e terceira colocada na disputa pelo paço municipal, corre o Vereador Marcos Kurtz. Marquinho, como é conhecido, está em seu terceiro mandato como vereador e sabe que para ficar no páreo precisa cumprir uma tarefa difícil: receber o apoio dos outros quatro vereadores de seu partido. Situação difícil, sendo que Roberto Souza Jr. e Arlindo Cruz também almejam a vaga. Os três peemedebistas são de correntes diferentes dentro do partido. Marquinho por sua vez é da mesma ala do atual presidente, Nilson Probst, situação que o favorece.

Pelo lado do prefeito eleito, Fabrício Oliveira (PSB), a disputa está ainda mais quente, pois pessoas próximas dizem que seu vice, Carlos Humberto (PR), não abre mão de ter um vereador de seu partido na presidência da casa. O favorito do magnata da construção civil é Pedro Francez, que tem a tarefa árdua de buscar apoio em seus colegas Asinil Medeiros e Juliethe Nitz. A tarefa é dura pois antes de ir para o PR, quando ainda era do PSD, Pedro Francez deu uma rasteira em Medeiros para assumir a vice-presidência da mesa diretora no segundo biênio da atual legislatura, manobra que ainda gera desconforto no relacionamento dos dois.

Por fora, e quase sem chances está o vereador mais votado desta eleição, o jovem Leonardo Piruka (PP), que nas eleições estava pelo lado da chapa encabeçada por Leonel Pavan (PSDB). Piruka se colocou a disposição do partido para ser presidente do Legislativo, mas sempre ressalta que não tem vaidades de ocupar a vaga. Este discurso deve-se ao fato de ele não ter sequer o apoio de seu colega de partido, o vereador Marcelo Achutti que já declarou na eleição que estava ao lado de Fabricio e não de Pavan como sua sigla decidiu.

No final das contas, o presidente será aquele que conseguir manter sua candidatura mais tempo de pé e conseguir angariar o apoio de outro candidato desistente. As especulações e articulações seguem até o dia 2 de janeiro.

Click CamboriúBlogsBC AconteceA disputa pela presidência da Câmara de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias