• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vento sul impulsiona tainhas rumo à costa e marca início da safra em SC

Temperatura do mar, salinidade e pressão atmosférica contribuem para a saída dos peixes da Bacia do Prata e Lagoa dos Patos

PUBLICIDADE

A safra da tainha 2025 começou oficialmente em Santa Catarina, nesta quinta-feira (1º), com perspectivas positivas para os pescadores artesanais. Os primeiros dias de maio trazem consigo uma combinação favorável de fatores climáticos e oceanográficos, aumentando a expectativa por bons lanços nas praias do estado.

De acordo com a Epagri/Ciram, a atuação persistente do vento sul entre os dias 28 e 29 de abril promove a entrada de água fria e salgada nos estuários da Bacia do Prata, mecanismo essencial para desencadear a saída dos cardumes rumo ao litoral catarinense. A chamada “Pluma do Prata” — mistura de águas subantárticas com águas fluviais do Rio da Prata — é empurrada em direção à costa, favorecendo o deslocamento da espécie.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A temperatura da superfície do mar na faixa costeira de SC está entre 22°C e 24°C. Já no estuário do Prata, as águas registram em torno de 18°C. Essa diferença térmica, associada ao gradativo resfriamento das águas no outono, cria as condições ideais para a migração da tainha. Também se espera, para este ano, a contribuição da Lagoa dos Patos, que historicamente abastece os pescadores do norte catarinense com cardumes tardios.

A Epagri/Ciram continuará monitorando as variáveis meteorológicas e atualizando os boletins sobre a safra. A performance da temporada dependerá da regularidade dos fenômenos atmosféricos, da presença dos cardumes e da atuação das marés ao longo de maio e junho.

Click CamboriúClimaVento sul impulsiona tainhas rumo à costa e marca início da safra...
PUBLICIDADE

Últimas notícias