• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador de Itajaí solicita suspensão de cobrança do carnê do IPTU

Vereador Edson Lapa requer suspensão de cobrança do carnê do IPTU
Divulgação

O vereador Edson Lapa encaminhou ofício ao Prefeito de Itajaí e ao Procurador Geral do Município requerendo a imediata suspensão da cobrança do carnê do IPTU. Matéria do jornal Diarinho deste sábado (03) informa que o Município cobra do cidadão uma taxa de quase 7 reais pela emissão do carnê – além do valor do imposto. (O valor exato da taxa é R$ 6.68).

O parlamentar se mostrou inconformado com a prática. “Esta taxa está sendo cobrada há 25 anos! Não bastam os impostos devidos, ainda cobrar do cidadão uma taxa indevida? Se depender de mim isso vai acabar,” prometeu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Taxas para pagar carnês foram alvos de diversos processos judiciais pelo país todo, chegando ao Supremo Tribunal Federal (STF), que se manifestou em declarar tal taxa inconstitucional.

O que é taxa?

Taxa é uma espécie de tributo, onde é paga a contribuição, mediante prestação da administração pública. É preciso haver uma relação direta entre o que é pago e a contraprestação do governo, por exemplo, a taxa de luz. Pagamos um valor em contribuição e o estado nos fornece luz elétrica.

Por que essa taxa cobrada pelo Município é ilegal?

A ilegalidade se dá justamente pela falta de contraprestação de serviço por parte da administração pública. A taxa de emissão não é considerada uma contraprestação para o cidadão, pois é interesse do município emitir o carnê.

Foi assim que entendeu o STF quando julgou o Recurso Extraordinário (RE) 789218. O relator Dias Toffoli explanou que “não se trata de serviço público prestado ou colocado à disposição do contribuinte. Não há, no caso, qualquer contraprestação em favor do administrado, razão pela qual é ilegítima sua cobrança”.

Click CamboriúPolíticaVereador de Itajaí solicita suspensão de cobrança do carnê do IPTU
PUBLICIDADE

Últimas notícias