• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador cria projeto para tombar as árvores na Praça das Figueiras

Conforme o documento, as plantas ficam protegidas por lei de cortes, replantios e podas agressivas

praça das figueiras

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (18), o projeto de lei apresentado pelo vereador José Pedro da Costa, o Zé Pedro (PSDB), que determina o tombamento das árvores localizadas na Praça Flávio Vieira, a Praça das Figueiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme o vereador, a intenção do projeto é proteger as 24 árvores que compõem a urbanização da praça. São elas 14 Figueiras da Folha Miúda, cinco Sibipirunas, um Jerivá, um Palmito Juçara, um Oiti, um Abacateiro e um Camboatá Branco.

De acordo com o documento, as plantas serão identificadas e registradas com uma placa metálica onde deverá constar a data do plantio, o nome científico e popular de cada árvore.

“A Praça das Figueiras é símbolo da cidade de Camboriú, através da imponência de suas árvores e do seu valor histórico. Foi idealizada e construída pelo Interventor Tenente Mario Fernandes Guedes, no ano de 1942. As figueiras hoje chegam a mais de quinze metros de altura, fechando com suas copas toda a praça”, explica o vereador.

Ainda de acordo com Zé Pedro, praças e jardins públicos são caracterizados pó possuírem áreas verdes que ajudam a manter o clima ameno nas áreas urbanas. São capazes de dar condições de sobrevivência a um vasto número de espécies da fauna e flora presentes.

“Também se estima o valor paisagístico e cultural do local, onde fatos históricos e sociais aconteceram. É nesse sentido que tais locais são um componente importante no ecossistema urbano, uma vez que dispõe de um espaço natural dentro do ambiente construído pelo homem”, completa Zé Pedro.

Depois de tombadas por lei, as árvores ficarão imunes a corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva e todo e qualquer dano que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúPolíticaVereador cria projeto para tombar as árvores na Praça das Figueiras
PUBLICIDADE

Últimas notícias