• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Hospital Marieta realiza a segunda captação de órgãos e tecidos em 15 dias

11 catarinenses devem ser beneficiados com os dois procedimentos

Encontrar um doador compatível e sair da lista de espera é o sonho de quem precisa de um transplante. Na última semana (15/6), o Hospital Marieta realizou mais uma cirurgia de captação, a segunda em um período de 15 dias. No procedimento foram captados rins, córneas e fígado. Pelo menos cinco pessoas serão beneficiadas e devem melhorar a qualidade de vida a partir deste gesto de amor ao próximo e de conscientização.

Cirurgia de Captação
Cirurgia de Captação (divulgação)

Para oferecer suporte neste momento de luto e na decisão de salvar vidas, o Hospital Marieta conta com uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Desde 2003, uma equipe formada por profissionais qualificados, como médico, psicólogo e enfermeiros, promove uma entrevista com familiares de potenciais doadores e organiza todo o processo de captação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os familiares de pacientes que foram a óbito precisam de apoio e o Hospital Marieta oferece um suporte profissional. “Explicamos que, diante daquele sofrimento, eles também podem garantir a qualidade de vida para outras pessoas que lutam a cada dia e que continuam na lista de espera. Pessoas que nunca enxergaram ou que sobrevivem por causa de uma máquina de hemodiálise, vão ter outra rotina a partir de um transplante. É a esperança para muitas outras famílias”, reforça a enfermeira Fernanda Uller, coordenadora de enfermagem da CIHDOTT.

Segunda captação em 15 dias

No dia 30 de maio, o Hospital já havia realizado uma cirurgia para captação de órgãos e tecidos para transplante. Foram doados coração, dois rins, fígado e duas córneas.  Na ocasião, foi a segunda vez que o Hospital Marieta fez a captação de coração em 60 anos de atividades. O objetivo do HMMKB é reforçar a vocação da unidade para a captação e transplante.

Procedimento (período: janeiro a junho) 2015 2016
Captações de córneas (tecido ocular) 10 33
Captações de múltiplos órgãos 5 2
Transplantes de córnea 9 19

A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo, sendo necessária a conscientização e divulgação. Avise seus familiares que você é um doador.

Click CamboriúNotíciasSaúdeHospital Marieta realiza a segunda captação de órgãos e tecidos em 15...
PUBLICIDADE

Últimas notícias