• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Centros de Educação Infantil realizam atividades para comemorar aniversário de Itajaí

As ações tiveram o objetivo de estimular as crianças a conhecer e valorizar nossa cultura

Centros de Educação Infantil realizam atividades para comemorar aniversário de Itajaí
Divulgação

Para comemorar o aniversário de Itajaí, a Secretaria de Educação, através da Diretoria de Educação Infantil (DEI), realizou o projeto “Quem nasce em terra de Peixeiro, Peixeirinho é”, em todos os Centros de Educação Infantil (CEI) do Município. O objetivo foi resgatar os costumes dos itajaienses, estimulando as crianças a conhecerem a história da cidade e valorizar nossas raízes.

Confira as ações que alguns CEIs realizaram:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

CEI João Victorino
A equipe de professores organizou ações e pesquisas de músicas folclóricas, Hino de Itajaí e lugares históricos da cidade. As escritoras Amanda Bonatti e Carolyne Machado visitaram a escola. A Rainha da ASPAMI, Dona Tereza de Jesus Pereira Nunes, conversou com os alunos. Foi realizado o projeto “Se essa rua… Se essa rua fosse minha… Eu mandava…” quando as famílias elencavam o que acrescentaria para melhorá-las.

CEI Sagrada Família
Realizou uma oficina para a construção de elementos ligados à pesca, utilizando materiais reciclados. Os alunos foram visitar a Biblioteca Municipal, passearam pelas ruas do bairro, conversando com os moradores mais antigos, participaram de aula sobre culinária típica e puderam assistir a apresentação de Boi de Mamão.

CEI Drª Zilda Arns Neumann
Organizou a exposição “Relíquias do bairro Cidade Nova”, que foi o resultado de uma pesquisa e resgate de acervos históricos das famílias. Foram expostos acessórios, utensílios, fotos, coleção de moedas, brinquedos antigos, eletrodomésticos. Também aconteceram releituras de obras de artistas itajaienses, maquetes, culinária peixeira, boi de mamão, trabalhos com sucata, entre outros.

CEI Tancredo Neves
Foi construído um cenário temático com um barco cenográfico. Os alunos realizaram trabalho sobre os pontos turísticos, folclore e símbolos do município. Aconteceu contação de histórias folclóricas, estudo do mapa da cidade, exposição fotográfica e dos trabalhos realizados pelas famílias dos alunos sobre os pontos turísticos.

CEI Nilton de Andrade
Entre outras ações realizadas, cada aluno, acompanhado de seus pais, fez um vídeo do bairro, da rua em que mora, que foi exibido aos demais, para que conhecessem melhor a região onde moram. Foi ainda prestada uma homenagem ao artista plástico Vê Domingos, quando as crianças fizeram uma obra abstrata com a técnica de gotejamento.

CEI Amélia Muller Reis
Realizou um evento com apresentações de dança açoriana, interpretação do Hino de Itajaí, teatro e oficina de culinária típica, envolvendo professores, alunos e pais.

CEI César Martinho Ferreira
Desenvolveu o projeto “Cidade de Itajaí, terra feliz…” que procurou resgatar aspectos históricos, turísticos e culturais da cidade, por meio de contação de histórias, vídeos, pesquisas e trabalhos realizados em parceira com os pais. Cada turma ficou responsável por fazer um painel turístico, usando areia, lantejoulas e papel picado.

CEI Profº Manoel Ferreira de Miranda
Em parceria com as famílias dos alunos, foram construídas maquetes de alguns dos pontos turísticos da cidade. O Caminhão do Peixe ficou estacionado em frente ao CEI e os alunos tiveram contato com um dos produtos que alavanca a economia da cidade.

CEI Ângela Ramos Neves
Os alunos foram divididos em grupos e cada um deles executou uma temática. O “Floresta” trabalhou com os pontos turísticos; o “Estrela do Mar”, os times de futebol; o “Flor” foi até o mercado público; o “Árvore” trouxe o senhor José Cabral, que confecciona redes de pesca artesanal e puderam ouvir dele histórias de pescador; e por último os grupos “Chuva” e “Borboleta” exploraram a beleza do mar, tendo até uma simulação com o surfista Ney, pai de um dos alunos da escola.

CEI Neusa Reis Cesário Pereira
Foi organizado, com a parceira das merendeiras, um almoço temático. O refeitório foi enfeitado com barcos e decorados com azul e amarelo, em referência às cores da bandeira de Itajaí. O prato principal foi peixe assado, quando eles puderam aprender um pouco sobre a nossa culinária típica.

CEI Otávio Cesário Pereira
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do herói itajaiense Odílio Garcia, através de um memorial construído com material reciclado. Alunos do berçário cantaram a música Papa Siri, de autoria de Carlos Cória. Houve apresentação do grupo folclórico Rancho Edux e da cantora Gisa Carla.

CEI Padre Jacob
Durante toda a semana passada foi programada a visita de pessoas ligadas à cultura de Itajaí. Marlene Dalva da Silva Rothbart, autora do livro “Júlia e Gabriel”, conversou com os alunos. O artista plástico Alberto Ducati foi mostrar a sua arte. E as cantoras Giana Cervi e Hilda Deola fizeram apresentações musicais.

CEI Euclides Ciriaco Meirinho
Foi preparada uma refeição especial para os alunos: pirão de água escaldada e charutinho frito, acompanhado de salada. Na parte da tarde as crianças puderam saborear patê de sardinha com torrada. Bibi, personagem criado pela professora Aline Rosélia M. Nello, fez uma visita à escola para realizar uma contação de história e alegar a criançada.

CEI Lea Leal de Souza
Proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer a cultura, a gastronomia, os pontos turísticos, as belezas naturais de nossa cidade e valorizar nossas raízes. Visitaram a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Museu, as praias, o molhe, o farol, o Bico do Papagaio e o Canto do Morcego. Produziram e degustaram patês de sardinha e atum.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoCentros de Educação Infantil realizam atividades para comemorar aniversário de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias