• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cardápio da merenda escolar está disponível para consulta, em Balneário Camboriú

A consulta pode ser feita em todas as Unidades Escolares, na recepção e no refeitório

MERENDA ESCOLAR CELSO PEIXOTO 2
Divulgação

Em Balneário Camboriú a merenda oferecida aos cerca de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, desde o berçário até o EJA, segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que garante a segurança alimentar e nutricional dos educandos. O cardápio 2017 já foi elaborado e está disponível para consulta dos pais e interessados, em todas as Unidades Escolares, na recepção e no refeitório.

O cardápio é elaborado por quatro nutricionistas e são diferenciados de acordo com a faixa etária dos alunos e suas necessidades nutricionais. “Nos Núcleos de Educação Infantil onde há berçário, por exemplo, são preparados dois cardápios diferentes. Um para a faixa etária de 4 a 6 meses e outro para os bebês de 7 a 12 meses”, explica a nutricionista, Jeniffer Diniz de Souza. “São vários leites, várias medidas diferentes, por isso é bom que a gente fique em uma cozinha diferente. Além disso, cuidamos bastante com os temperinhos, que são todos naturais como a cebolinha, o alho, o tomate. As carnes são sem gordura” conta a agente de alimentação dos lactentes do NEI Odácia Tereza Damázio, Elaine Cristina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As refeições são diferentes a cada dia. Nos colégios é oferecida uma refeição por dia, sendo três salgados e dois lanches durante a semana. Já no CIEP onde o período é integral, os estudantes recebem três refeições sendo, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Nos Núcleos de Educação Infantil são ofertadas quatro refeições, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Além disso, os cardápios são flexíveis, podendo ser substituídos por alimentos similares.

Neste início de ano estamos em processo de licitação de alguns alimentos, como os da agricultura familiar, por exemplo, que fornece dentre outros produtos o pão. Então, enquanto não tem pão, as agentes de alimentação fazem pão caseiro no dia em está no cardápio, e nas escolas são oferecidos biscoitos”, explica a nutricionista. O biscoito cream cracker também está em fase de licitação, mas outros biscoitos salgados e doces substituem. O macarrão gravatinha também está sendo licitado, mas há outros quatro tipos de macarrão, assim como, os flocos de três cereais são substituídos por aveia.

A entrega dos alimentos nos Núcleos e Escolas acontece uma vez por mês, no caso dos não perecíveis, e é feita por região para otimizar a logística de distribuição. A quantidade enviada é a necessária, calculada para uma semana a mais, de forma preventiva caso haja algum atraso na entrega. “Nesta segunda-feira, 6, visitamos as despensas dos NEIs Iate Clube e Rio das Ostras que já estavam abastecidas para o mês de março, já no NEI Odácia Tereza Damázio tinha alimentos para mais uma semana e a entrega estava programada para esta terça-feira, 7”, contou a nutricionista.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoCardápio da merenda escolar está disponível para consulta, em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias