• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto social leva música clássica aos Centros de Educação Infantil de Itajaí

Ação é desenvolvida por grupo musical em parceria com a Prefeitura

A Música Clássica acessível aos alunos dos C.E.I
Divulgação

Levar a música clássica para crianças dos Centros de Educação Infantil no bairro Cidade Nova foi uma ação desenvolvida pelo grupo Intermezzo Assessoria Musical, que iniciou no mês de dezembro e finalizou nesta segunda-feira (12), o projeto percorreu quatro C.E.I de Itajaí e foi viabilizado pelo Edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Fundação Cultural de Itajaí.

O projeto tem o intuito de levar show aula para crianças e representar uma oportunidade enriquecedora de transformar cada aluno em agente multiplicador, disseminando a arte musical como forma de expressão, motivar a criação de novos gostos artísticos, possibilitando o acesso em aprimoramento e aprendizagem da música clássico-erudita.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto “A Música Clássica acessível aos alunos dos C.E.I”, idealizado e produzido pelo violinista Saimon Simas, foi realizado no Bairro Cidade Nova, um dos bairros mais populosos de Itajaí e que abrange o maior número de C.E.I da Rede Municipal de Ensino do município,  deste modo, possuem pouca acessibilidade a música clássica e que apresentam expressiva vulnerabilidade social. “Por este motivo, desenvolvemos este projeto para criar oportunidades à população Itajaiense através de apresentações musicais, possibilitando mais contato com alguns instrumentos musicais clássicos e com os artistas locais” afirmou Saimon.

Por meio de oficinas didáticas, os alunos tiveram acesso à história de grandes compositores da música erudita, história da música, fabricação dos instrumentos, execução de temas musicais infantis e melodias conhecidas, instigando a curiosidade e aproximando do universo da música erudita. “É gratificante auxiliar na aproximação da música clássico-erudita a essas crianças, sendo que muitas nunca tinham visto ou se aproximado de um violino, por exemplo, e poder proporcionar isso, despertar a curiosidade delas e plantar essa semente é enriquecedor”. Saimon reforça a importância de expandir projetos da área nas escolas, pois além de prender a atenção das crianças, auxilia no rendimento escolar, melhoria da memorização e raciocínio.

E esta afirmação se confirma na pesquisa de satisfação aplicada junto às professoras envolvidas no projeto, salientando a importância da inclusão da música clássico-erudita na educação infantil para o desenvolvimento das crianças e para auxiliar no processo de aprendizagem de forma inovadora. Também outro ponto de destaque na pesquisa se refere à motivação das crianças com a apresentação do projeto, sendo muito bem avaliada quanto à integração, envolvimento, atenção e participação das crianças com os músicos.

C.E.I´s participantes do projeto:

C.E.I Dayana Maria de Souza; C.E.I. Omar Luis Macagnan; C.E.I. Prefeito Eduardo Dadinho Canziani e C.E.I. Dra. Zilda Arns Neumann.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisProjeto social leva música clássica aos Centros de Educação Infantil de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias