• O portal de notícias de Balneário Camboriú

72 cães são sacrificados devido à surto de cinomose no Canil Municipal de Itajaí

caes
Foto: Prefeitura Municipal de Itajaí

A Secretaria Municipal de Saúde informa que um surto de cinomose foi detectado no Canil Municipal, administrado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses. Estima-se que 22 cães já infectados foram recolhidos das ruas da cidade nas últimas semanas.

Segundo o veterinário responsável pelo Núcleo, Denílson Vargas, “houve tentativa de salvar a vida destes animais que foram abandonados por seus donos e mereciam um novo lar, mas infelizmente a doença estava em um grau muito avançado e os remédios não deram conta, sendo inevitável a eutanásia, até para que a vida dos outros animais sadios fosse preservada”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No total, 72 animais nitidamente doentes e sem chance de recuperação foram sacrificados e 33 deles eram filhotes, sem idade para serem vacinados, o que facilitou a infecção. Todas as baias do Canil foram higienizadas, como forma de prevenir que mais animais sejam infectados pela doença.

Atualmente, o Canil Municipal abriga 260 animais que foram abandonados ou fugiram de seus donos. Eles foram recolhidos das ruas em estado de vulnerabilidade, a exemplo de cadelas prenhas, filhotes ou atropelados. Todos estão sendo monitorados por profissionais do Canil Municipal.

8 COMENTÁRIOS

  1. não da para acreditar, cambada de animais esses seres que se dizem humanos…uma pessoa dessa deveria ser torturada até a morte que Deus me perdoe, mas não da para aceitar tanta covardia MONSTROS VESTIDOS DE GENTE….

  2. sERÁ QUE NÃO EM UMA FILHO DA MÃE QUE ENXERGUE ISSO??? E FAÇA ALGO POR ESSES BICHINHOS QUE NÃO TIVERAM CULPA DE VIR AO MUNDO… AI QUE ÓDIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  3. E você que se mostra tão indignado, o que faz quando vê um animal abandonado? É fácil acusar e não tomar uma atitude, né? Todos nós somos responsáveis por esse extermínio. Só a educação e a conscientização da população em relação aos animais vai minimizar este problema. Você é voluntário em algum abrigo de animais abandonados? Vá lá e faça alguma coisa, depois você adquire o direito de acusar.

    • o cão não é culpado de estar em abandono…é a desgraça do dono ingrato que devia ser punido…mas o covarde se esconde e muitas vezes até vai a cidade mais proxima ou em rodovias e o abandona, para ter certeza de naum vai voltar…olha sinceramente gente assim nunca deveria ter animais…todo animal quer e precisa ser amparado nossa lei de proteção é muito falha nada puni e continua esse massacre terrivel contra os animais…de vitimas passam a vilões em segundos.a questão não é acusar é conscientizar e com educação e respeito…agressões verbais fica dispensável e disnecessária…

  4. Isso que Angela maria disse e uma verdade, pois muita gente critica esses ato ,mas muitas vezes nem um vira lata em casa não tem, é como esses artitas que estão defendendo a causa animal, no entanto eu não vejo quase nenhum adotando um vira lata.

  5. primeiro ..os srs.. veterinários q tem amor a sua profição tem que verificar a gravidade da doença realmente esses cães nao tem alternativa .e que um grupo de proficionais do ramo esclarecer e se realmente coprovarem ..quem me garante que nao quern exterminar os cães eles nao pode se defender ??

  6. Dr.Denilsom como o sr deixou tudo isso acontecer diante de teus olhos amigo? que lastima quanto ser indefeso que precisou de seus cuidados e recebeu a morte como sua misericordia…que covardia cruel…sera queno meio deles uma vida que o sr. tivesse salvado tua consciência seria melhor vista…infelizmente nada …que Deus te recompense…

Comments are closed.

Click CamboriúNotícias72 cães são sacrificados devido à surto de cinomose no Canil Municipal...
PUBLICIDADE

Últimas notícias