• O portal de notícias de Balneário Camboriú

3 maneiras como a tecnologia Blockchain pode transformar suas operações comerciais

O blockchain é o futuro, sem dúvidas. Descubra como esse sistema vai mudar o rumo dos seus negócios para sempre e melhorar suas perspectivas

Estima-se que os dados contidos no blockchain valem trilhões de dólares, e o blockchain continua a abrir caminho para serviços bancários, micropagamentos, transferências de dinheiro e outros serviços financeiros. Na verdade, os dados da blockchain poderão representar até 20% do mercado total de big data até 2030, gerando até 100 bilhões de dólares em receitas anuais.

Esse tipo de informação mostra como essa é uma tecnologia que rende alto lucro e acaba se tratando de um ótimo investimento para empresários e negócios em geral. Existem diversas razões pelas quais você deverá procurar adquirir um blockchain para o seu sistema de dados, afinal, essa rede pode melhorar o seu negócio de diversas formas diferentes e torná-lo cada vez mais único. 

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Diversos negócios digitais (e-commerce) já implementaram sistemas de blockchain. Os mais populares são os associados a criptomoedas, principalmente o do Bitcoin, que fundou esse sistema de blocos. Através das criptomoedas, diversos negócios acabam tendo contato com essa rede, sejam carteiras virtuais, como a Binance, ou casinos que aceitam criptomoedas, como o 777Bet

O que é o Blockchain 

O blockchain surgiu em 2008 junto com o bitcoin. Sua proposta era contribuir na administração dessa criptomoeda, uma vez que esse tipo de dinheiro não possuía uma fiscalização eficiente nem meios de controle de transações. Basicamente, o blockchain funciona para armazenar dados e garantir transparência e segurança. É um sistema inviolável e acessível para todos, que trabalha com descentralização, ou seja, todos, ou um grupo amplo de pessoas, podem acessá-lo. 

Esse sistema funciona como uma rede totalmente conectada e formada para os diversos blocos. Cada um desses blocos armazena uma série de dados a respeito de transações e movimentações financeiras, informando valores, sentidos, dia, horário, destino e origem. Todas essas informações contribuem para a construção de um ambiente seguro e transparente, a fiscalização garante que fraudes não passem. Inclusive, os blockchains são movidos e mantidos graças a um grupo de pessoas dispostas a “minerar” criptomoedas, para isso, eles devem verificar os dados dos blockchains e construí-los com as informações corretas. Em troca desse serviço, recebem criptomoedas. 

Tipos de Blockchains

Como o blockchain não depende de uma autoridade central para aprovar transações, os entusiastas do blockchain acreditam que o blockchain fornece uma maneira mais rápida e transparente de registrar e rastrear a movimentação de ativos. Por ser um sistema descentralizado, em teoria qualquer um pode acessá-lo. Claro que isso vai depender do tipo de blockchain que você possui. 

Se ele for do tipo público, então qualquer pessoa pode acessar, sem fiscalização. Apesar disso, gerar mais facilidade para atualizar e manter o sistema, acaba gerando alguns problemas, como o alto gasto energético, que prejudica o meio ambiente de forma considerável, outro problema é a segurança, que apesar de criptografia, fica um pouco mais fragilizada nessas circunstâncias. 

Caso opte por um sistema blockchain privado, então o funcionamento será diferente. Nesse tipo de bloco somente um público específico poderá ter acesso ao sistema de dados e informações. Claro que os critérios para escolher quem serão essas pessoas variam bastante, mas a essência é que, diferente do público, esse método priva uma parcela das pessoas e acessar os dados e informações, dificulta as atualizações do programa, mas, em compensação, consome bem menos energia, prejudicando menos o meio-ambiente, e possui uma segurança muito mais reforçada. 

O que o Blockchain pode oferecer para o seu negócio 

É correto afirmar que o Blockchain virou pop, ou seja, ele agora é popular e está sendo implementado por todos. Isso pode parecer estranho, a princípio, mas essa rede de blocos criada em 2008 já se mostrou de grande potencial e está tornando cada vez mais fácil administrar finanças e transações. Confira alguns aspectos nos quais o blockchain pode inovar o seu negócio e torná-lo melhor. 

1. Redução de gastos

Um estudo do Santander apontava que, em 2022, o blockchain geraria uma economia de 20 bilhões de dólares para os bancos. Por sua vez, o relatório, divulgado em 29 de julho pela rede de pagamentos digitais Ripple em parceria com o Faster Payments Council (FPC) dos EUA, entrevistou 300 especialistas financeiros de 45 países em uma variedade de setores, incluindo fintech, bancos, mídia, tecnologia de consumo e varejo. Ele mostrou que o blockchain tem o potencial de reduzir os custos de pagamentos transfronteiriços para instituições financeiras em aproximadamente US$ 10 bilhões até 2030. Todas as transações são facilitadas com o uso do Blockchain constantemente. Essa economia é benéfica para qualquer empresa e gera melhores resultados finais. 

2. Segurança máxima

O blockchain pode, facilmente, ser considerado impenetrável, garantindo total segurança de dados. As transações diretas oferecem segurança absoluta. Como toda a cadeia é verificável e pública, as transações diretas entre clientes e empresas são mais seguras e transparentes, sem a necessidade de intermediários como os bancos. Você também pode ter certeza de que os dados de seus clientes estão protegidos. A criptografia Blockchain e a identificação sequencial facilitam a retenção de dados e histórico do consumidor, permitindo uma detecção mais rápida de possíveis fraudes.

3. Transparência

Outra vantagem do blockchain é a transparência. Todas as transações registradas no blockchain são visíveis para todas as partes autorizadas, criando um ambiente no qual todas as partes podem verificar a validade e o prazo das provas. Na verdade, cada transação possui um carimbo de data/hora que facilita determinar quando o evento ocorreu. Esse acompanhamento contínuo das transações é uma das principais razões pelas quais é tão difícil fraudes no sistema blockchain. Todos os dados são imutáveis, ou seja, não há como alterar alguma informação para se beneficiar de alguma forma. 

Click CamboriúVida e EstiloTecnologia3 maneiras como a tecnologia Blockchain pode transformar suas operações comerciais
PUBLICIDADE

Últimas notícias