• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Avantis promove encontro sobre veículos inteligentes, tecnologia e modelos sustentáveis de locomoção

Evento gratuito e aberto ao público é promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Faculdade Avantis

Carro autonomo desenvolvido pela Vedecom
Carro autônomo desenvolvido pela Vedecom.

Veículos inteligentes com partidas feitas por login, modelos sustentáveis de locomoção e políticas públicas de eletromobilidade são alguns dos temas do 1º EleMec, evento gratuito e aberto ao público promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú. Os encontros serão realizados nos dias 20 e 21 de junho, às 19h, contando ainda com uma corrida de carros produzidos em impressoras 3D.

Um dos destaques do EleMec será a palestra com o sócio-fundador da Mobilis- Veículos Elétricos, Mahatma Marostica. A empresa investe em pesquisa para desenvolver modelos sustentáveis de locomoção, usando como fonte de energia as inovadoras baterias de íons de lítio. A marca já lançou o “Li”, um veículo elétrico nacional com diferenciais como partida por login, sistema de manutenção online conectado com a fábrica, que analisa o perfil do condutor e prevê problemas no sistema antes de acontecerem, aplicativo de gestão de frota (Fleeter), dentre outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira noite ainda contará com uma conversa com a advogada e doutoranda na área, Andréa Martinesco, sobre o tema “Veículos inteligentes – elétricos, autônomos e comunicantes – na França. Um modelo de políticas públicas para o Brasil?”. A especialista está concluindo o doutorado na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França, onde possui uma parceria com o instituto Vedecom para os estudos jurídicos envolvendo veículos elétricos, autônomos e comunicantes e sua inserção no sistema multimodal.

Corrida de carros 

Já no dia 21 de junho, às 19h, será promovida uma competição de carros de controle remoto. Os protótipos foram desenhados por acadêmicos de Engenharia Mecânica e Elétrica e produzidos em impressoras 3D na Avantis. “Os automodelos serão dirigidos pelos pilotos eleitos pelas equipes, e os demais integrantes formarão a equipe técnica de apoio. Os grupos elegerão seus pilotos, podendo revezar a pilotagem durante a prova”, destaca o coordenador dos cursos de Elétrica e Mecânica, Julio Cesar Berndsen.

A competição terá seis equipes e os carrinhos serão avaliados por professores dos cursos de ambas as graduações, nos seguintes critérios: desempenho na pista, com chegada em primeiro lugar; habilidade dos pilotos, com manobras ousadas e organização de toda equipe. Os vencedores receberão, além de pontos na disciplina, troféus de 1°, 2° e 3° lugares.

Como se inscrever:

A participação nas palestras é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever em eventos.avantis.edu.br. Antes de fazer a inscrição, basta realizar um breve cadastro no site.

Já para conferir a corrida de carros, que será realizada no Ginásio da Avantis, não é necessária inscrição prévia.

Click CamboriúVida e EstiloTecnologiaAvantis promove encontro sobre veículos inteligentes, tecnologia e modelos sustentáveis de locomoção
PUBLICIDADE

Últimas notícias