• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Operação Salvação do Rebanho combate maus-tratos a animais em Santa Catarina

A iniciativa responde a denúncias graves de maus-tratos a bovinos, incluindo desnutrição e ferimentos graves, em propriedades do município de Porto Belo

Porto Belo — Numa demonstração de força-tarefa interinstitucional, a Polícia Civil de Porto Belo, em parceria com diversas entidades, deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a operação “Salvação do Rebanho”. A iniciativa responde a denúncias graves de maus-tratos a bovinos, incluindo desnutrição e ferimentos graves, em propriedades do município.

A investigação foi acionada após denúncias da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP) e do Grupo de Operações e Resgate (GOR), culminando na expedição de mandados de busca e apreensão. A operação envolveu 35 pessoas e contou com o apoio da CIDASC, GOR, servidores das secretarias de Planejamento e de Obras, e representantes do projeto Cadeia para Maus Tratos de SC.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A operação resultou na apreensão dos bovinos e na demarcação e cercamento de parte da propriedade do investigado. As responsabilidades pelo tratamento, alimentação e suplementação dos animais foram atribuídas ao proprietário, sob supervisão dos órgãos ambientais.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e apreendidas duas armas de fogo. Além disso, um veterinário está avaliando todos os animais para constatar oficialmente a situação de maus-tratos. Ossadas de animais mortos foram encontradas, o que levou a FAMAP a lavrar auto de infração e termo de embargo à atividade de bovinocultura nas propriedades do investigado.

Os crimes investigados são enquadrados como maus-tratos a animais com resultado de morte e poluição, previstos pela Lei 9.605/98, reforçando o rigor da legislação brasileira contra a crueldade animal e a degradação ambiental.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaOperação Salvação do Rebanho combate maus-tratos a animais em Santa Catarina
PUBLICIDADE

Últimas notícias