• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Maus-tratos: 34 animais mantidos em condições precárias são resgatados em Itajaí

Guarda Municipal Ambiental de Itajaí e INIS resgatam animais em situação de maus-tratos

Na últiam quarta-feira (26), a Guarda Municipal Ambiental Maykon Francisco (GAMF) de Itajaí recebeu uma denúncia de maus tratos a animais na Rua Vergilio Cadore, bairro Campeche. A denúncia indicava que aproximadamente 20 cães estavam sofrendo maus tratos nas proximidades da ponte do rio Itajaí-Mirim.

Ao chegarem ao local, os guardas encontraram uma área invadida com uma barraca improvisada, na qual um homem se alojava. No local foram encontrados 22 cães e 12 gatos, todos em condições precárias. Os animais estavam sem água ou com água suja, alguns presos em gaiolas pequenas ou cubículos de madeira sem ventilação adequada, em meio às próprias fezes. Alguns dos animais exibiam magreza evidente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O indivíduo no local alegou ser protetor de animais e que estava de passagem. Os guardas deram instruções para que ele providenciasse água limpa, melhorasse a mobilidade dos animais e limpasse o ambiente, com a informação de que retornariam no dia seguinte para verificar a situação.

Ao retornarem no dia 27 de julho de 2023, em conjunto com a equipe de defesa animal do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), constataram que nenhuma melhoria havia sido feita. Como resultado, todos os animais foram resgatados e o homem foi conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) para responder pelo crime previsto no art. 32 da Lei 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais.

Os 11 gatos e 22 cães resgatados foram levados para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) do INIS, onde receberão os cuidados necessários para garantir o bem-estar e proteção.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaMaus-tratos: 34 animais mantidos em condições precárias são resgatados em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias